Compartilhe
24 de Fevereiro de 2015 – 04h47 horas / O Tempo

A presidente Dilma Rousseff deve iniciar conversas com movimentos sindicais para entrar em acordo sobre formas de acabar com fator previdenciário. É o que diz o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, em entrevista ao jornal 'Estado de S. Paulo'.

Gabas considera a fórmula usada para calcular a aposentadoria dos brasileiros como um atraso para o sistema previdenciário. Segundo o ministro, o cálculo precisa ser atualizado, pois não cumpre o papel pretendido.

A proposta dele é que seja usada a fórmula 85/95, que considera a soma de idade com o tempo de serviço. Gabas argumenta que a ideia ainda é inicial precisa ser discutida.

Ainda em entrevista ao jornal paulista, o ministro afirma que as centrais sindicais são a favor do novo cálculo. E prevê que o sistema brasileiro não tenha condições de suportar os gastos gerados com a idade média atual. Com isso, é necessário aumentar um pouco o tempo para aposentadoria.

O fator previdenciário foi criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, no ano de 1999. A fórmula usada até hoje leva em conta tempo de contribuição, idade ao se aposentar e expectativa de vida. A idade média de aposentadoria atual é de 54 anos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.