Millenium Transportes é case de sucesso entre as empresas familiares
Compartilhe

Há 21 anos no mercado, empresa já conta com herdeiros em cargos de liderança

Empreender no Brasil não é tarefa fácil. Lidar com a alta carga tributária e todos os desafios do dia a dia do negócio exige muita dedicação e trabalho duro, fazendo com que muitas vezes o empresário tenha que passar a maior parte do seu dia direcionando total atenção ao seu lado profissional. E talvez, até mesmo por isso, por acreditar no potencial da sua empresa e pelo apoio sempre bem-vindo da família, muitos acabam trazendo aqueles que mais confiam para atuar na rotina de trabalho. De acordo com dados do IBGE e do Sebrae, 90% das empresas brasileiras são familiares e representam 65% do PIB nacional.

Embora muitas empresas familiares não tenham vida longa, principalmente por questões de conflitos pessoais, centralização do poder de decisões, falta de capacitação para ocupar cargos de liderança ou interesse dos herdeiros em dar continuidade ao negócio, outras, apresentam um cenário totalmente inverso, o que amplia o horizonte dos envolvidos e faz com que, juntos, batalhem pelo futuro da empresa.

Entre as empresas familiares de sucesso, hoje, no Brasil, está a Millenium Transportes, especializada em mudanças de todos os portes, a nível nacional e internacional, uma das grandes transportadoras de obras de arte e sensíveis, com um faturamento anual de R$30 milhões. Fundada e dirigida há 21 anos por Laércio E. Silva e sua esposa, Selma, a empresa conta com a participação dos três filhos do casal, Andrews e David, em cargos de liderança e, recentemente, Vinicius, que está iniciando sua carreira profissional.

“Ao longo dos primeiros anos, tanto eu quanto minha esposa, fizemos malabarismos para que a empresa atravessasse alguns momentos difíceis. Passamos por crises financeiras, estruturais e de cunho pessoal até que a Millenium se consolidasse no mercado de mudanças e transportes especiais no Brasil e no mundo. Para garantir a sucessão do negócio, formamos nossos filhos e quando estavam prontos, passaram a contribuir e participar do nosso dia a dia”, conta Laércio E. Silva.

O filho mais velho do casal, Andrews E. Silva é o atual diretor executivo da Millenium. Formado em comércio exterior, atua há 12 anos na área internacional da empresa, dentro dos segmentos de mudanças residenciais nacionais e internacionais, além de obras de arte. “Com o passar dos anos e a vivência diária no negócio da família, aprimorei minhas habilidades e qualificações, atuo diretamente com agentes internacionais e os principais tomadores de decisões do mercado. Acredito no futuro da empresa e sei que a cada passo estamos trabalhando para que isso aconteça”, declara Andrews.

Formado em publicidade, propaganda e marketing, o segundo filho, David E. Silva é o gerente de projetos corporativos. Há nove anos na Millenium, David desenvolveu-se na área comercial e hoje possui larga experiência em mudanças comerciais e projetos corporativos. “Trabalhar em família tem muitos pontos positivos e a confiança é o principal e mais importante deles. Com o dia a dia aprendemos a separar quaisquer que sejam os conflitos das decisões nos negócios, embora eles quase não existam. Todos se respeitam muito e sabemos que a empresa é nosso futuro, por isso, seguimos juntos nessa empreitada”, ressalta David.

O mais novo dos três filhos, Vinicius E. Silva, terminou os estudos há pouco mais de dois anos e em seguida passou a atuar na Millenium, onde atualmente é consultor comercial. “A cada dia é um novo aprendizado e estou muito feliz em poder trabalhar com toda a família. Minha dedicação diária é para absorver todos os ensinamentos possíveis e, com o passar do tempo, atuar mutuamente nas tomadas de decisão”, conta.

Segundo Laércio E. Silva, seus planos são continuar à frente da empresa por mais bons anos, mas para garantir a sucessão da companhia, divide sempre com os herdeiros a situação dos negócios, condições do mercado, melhores escolhas, decisões precisas, além de compartilhar os pontos mais difíceis, a fim de orientá-los para o caminho do sucesso. Hoje, a Millenium Transportes conta com mais de 180 colaboradores, 300 clientes ativos e tem previsão de crescimento de 20 a 30% até o final de 2020.      


voltar