Mês das Mulheres: Empresa comprova a força das mulheres na logística
Compartilhe

Em março, mês das mulheres, é comum que cresçam os debates e reflexões em torno da presença feminina no mercado de trabalho. O estudo desenvolvido pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), órgão de pesquisa associado do SETCESP, revelou que em 2021 o público feminino aumentou em 61% nas ocupações de cargos no setor de transporte rodoviário e de cargas no Estado de São Paulo, sendo a grande maioria para as áreas administrativa e comercial. Enquanto isso, os setores operacionais seguem sendo predominantemente masculinos.

De olho no futuro e preocupado com a diversidade dentro do ambiente de trabalho, o Grupo Mirassol, especializado em logística integrada, não mede esforços para mudar essa realidade e vem crescendo cada vez mais a presença das mulheres em diversos cargos, exercendo as mais variadas funções. Em 2022, a presença de mulheres em cargos de liderança cresceu 10% na empresa. Dado muito comemorado, por ser de um setor com predominância masculina, provando que essa realidade está mudando.

No Grupo Mirassol as mulheres estão nos cargos de liderança, são motoristas de caminhão, atuam a frente da manutenção de veículos pesados, além de exercerem funções na parte operacional e administrativa. Recentemente, as profissionais Natassia Guimarães, 35 anos, e Daniela Aparecida de Lima, 32 anos, foram promovidas para cargos de supervisão, pois desde que entraram no Grupo Mirassol conquistaram lugar de destaque.

“Fui admitida no dia 08 de março, data super significativa, como Coordenadora Operacional no setor de medição. Confesso que me deparei com muitos líderes operacionais totalmente contrários as minhas sugestões de mudanças. Por muitas vezes, enfrentei reuniões difíceis por ser a única mulher na sala, chegar com tantas ideias e um posicionamento assertivo”, relata Natassia. Alguns meses depois, recebeu uma promoção para Supervisora Administrativa, atuando de maneira abrangente, na divulgação de PLR para toda a força de trabalho e projetos envolvendo produtividade, contrato e pessoas.

Já Daniela, está no Grupo Mirassol desde 2017, entrou como analista de RH, e três anos depois, com a implantação de uma nova unidade de negócio no Rio de Janeiro, surgiu um novo desafio e oportunidades. Foi convidada para estar à frente do RH na operação de um dos maiores e mais importante cliente, já como supervisora de RH, realizando a gestão de todas as equipes de RH local, além de responder ao cliente e toda a operação como responsável pelos processos inerentes a gestão de pessoas, documentações, recrutamento e Seleção, Treinamentos, DP etc.

Outro grande exemplo de tudo isso, é a Maria Judite Gomes, 48 anos, que começou como aprendiz de motorista. Em 2021, Maria viu uma oportunidade de trabalhar na profissão que é seu sonho desde criança. “Já fui camareira, garçonete, e recentemente tive a oportunidade de sair de Presidente Prudente e vir para a empresa ser motorista. A vida toda vi meus irmãos trabalhando como carreteiros e sempre almejei ser como eles. Hoje consegui o espaço que sonhei e me sinto realizada”, conta Maria.

A Naira Maria também mudou o rumo de sua carreira, quando deixou a graduação em Estética e Cosmética para se aprofundar em manutenção de veículo pesados. “Minha trajetória na Mirassol começou em 2020. No auge da pandemia, desempregada, encarei o desafio de recomeçar do zero como assistente de manutenção. Mas logo isso mudou, hoje atuo como líder de manutenção no contrato do Grupo em um dos seus principais clientes”, declara Naira.

Outras histórias inspiradoras de mulheres no Grupo Mirassol

Simone Rocha, gerente de operações, também possui vasta experiência de 20 anos no segmento logístico e trabalha desde 2005 na M3 Logística – empresa de transporte e armazenagem de produtos químicos -, que no final de 2020 passou a fazer parte do Grupo Mirassol. Atualmente exerce sua função dentro do departamento de armazenagem.

A presença das mulheres na área operacional do Grupo Mirassol vem crescendo ano a ano.  Alexandra De Brito, de 39 anos, começou em 2014 a trilhar sua carreira na logística. Desde 2020 trabalha na empresa, começou como assistente operacional e há um ano, foi promovida para encarregada operacional, no setor de recebimento de materiais. “Sou apaixonada pelo que faço, penso que a logística é um caminho sem volta na minha vida. Hoje, acompanho o planejamento estratégico, identificando riscos no fluxo de trabalho e nos processos de recebimento”, conta Alexandra. Dentro de seu escopo de trabalho, ela ainda colabora com as estratégias, elaborando planos operacionais, fazendo sugestões e mudanças de funções, delegando atividades e supervisiona o trabalho das equipes.

Outro exemplo, é a Joyce Albuquerque Costa, de 38 anos, sua função é de assessora operacional. Mãe de uma menina de sete anos, é formada em administração e tem pós-graduação em logística. A profissional trabalha há 10 anos no segmento logístico e foi promovida a encarregada do setor de planejamento e controle, na operadora logística que trabalhava anteriormente. “Fui convidada pelo Grupo Mirassol a fazer um teste para a vaga de preposto, na época o posto exigia pós-graduação, eu ainda estava cursando, mais aceitei o desafio e assumi a vaga. Eu queria muito garantir futuramente essa posição, era a oportunidade para crescer financeiramente e profissionalmente”, explica Joyce. Ela ainda conta que o caminho foi difícil, teve que superar todo cansaço do dia a dia, e, como grade parte das mulheres, precisou conciliar estudo, profissão e rotina de mãe, dona de casa e esposa, trabalhando em uma escala de turno de 12 horas, diurno e noturno. “Aprendi a conciliar todas as áreas da minha vida em detrimento do meu crescimento profissional, hoje posso falar com orgulho que sou assessora operacional, função que exerço há 2 anos no Grupo Mirassol. A logística exige demais do nosso empenho, mas o prazer de ver tudo funcionando, os atendimentos sendo realizados e o cliente satisfeito é maravilhoso”, completa.

No caso de Priscila Callegher de Carvalho, 40 anos e 20 de experiência na área da logística, a história com o Grupo Mirassol é longa. Iniciou sua carreira na Expresso Mirassol (empresa de transportes do Grupo) como auxiliar operacional, depois passou por outras empresas e funções. “Fui mãe muito jovem, com 17 anos, e, por isso, precisei começar a trabalhar muito cedo e assumir minhas responsabilidades. Após me formar, senti a necessidade de buscar novos desafios e aprendizados, passando por outras grandes empresas do seguimento, onde pude me desenvolver. Atuei como analista, coordenadora, supervisora, gerente de negócios, de contratações logísticas, de operações e de filiais”, explica Priscila. Em 2021, foi convidada a retornar para o Grupo Mirassol, desta vez como gerente de logística. “Atualmente, contribuo com minha longa experiência para o crescimento do Grupo, estruturado das operações de armazenagem, crossdocking e transporte”, completa.


voltar