Mercedes-Benz é eleita empresa automotiva que mais se relaciona com startups e lidera ranking Top Corps 2021
Compartilhe

A Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de caminhões e ônibus do país, é a vencedora do ranking Top Corps 2021 na categoria Indústria Automotiva. O reconhecimento é uma iniciativa da plataforma 100 Open Startups, que elege as empresas que mais praticaram open innovation (inovação aberta) com startups no país a cada ano. A empresa integra ainda a lista das Top 100 Open Corps 2021, entre as mais de 3.900 participantes, resultado da busca por novas soluções por meio da abertura a parcerias aliadas a novas tecnologias.

“É uma grande satisfação sermos reconhecidos como a empresa automotiva que mais se relaciona com startups no país. Temos um time de colaboradores dedicado à inovação e acreditamos na potência das parcerias com todo esse ecossistema. Nosso objetivo é continuar olhando com atenção para o que se produz do lado de fora e, cada vez mais, buscar novas formas de oferecer soluções para nossos clientes e também para os colaboradores. Acreditamos nas startups para trazer ideias, gerar projetos e promover experiências com o propósito de agregar ainda mais valor aos nossos produtos, serviços e negócios. E são nessas fortes parcerias que seguiremos apostando”, diz Karl Deppen, Presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Parceria na inovação

A Mercedes-Benz tem investido no fortalecimento do relacionamento com as startups com a proposta de encontrar no mercado soluções inovadoras, assertivas e que tragam rápidos resultados para a Empresa e para os clientes. Dois exemplos nesse sentido são o desenvolvimento de um caminhão com direção autônoma para colheita de cana-de-açúcar, junto à Grunner – Tecnologia Agrícola, e a Fazenda Urbana em parceria com a BeGreen, instalada dentro da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP).

Outra parceria de sucesso foi a firmada com a Mobiauto para o lançamento do Showroom Virtual Star Online, primeira plataforma online para vendas de veículos comerciais, peças e serviços, proporcionando ao cliente o contato direto com o concessionário sem sair de casa.

“Estamos abertos às inovações, sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte de cargas, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Inclusive, criamos um canal virtual para que todos possam nos mandar sugestões, o www.movemosomundo.com.vc. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”, complementa Deppen.

Aceleradora de startups

A Mercedes-Benz é parceira há cinco anos da Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups a grandes empresas no Brasil. São 30 corporações participantes, com mais de 240 startups envolvidas em mais de 35 ciclos de aceleração.

A participação da empresa ganha evidência nas atividades da Liga AutoTech, plataforma de inovação aberta que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto a grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração e outros canais de inovação aberta, a Mercedes-Benz criou ações com parceiros como a Quattro, JettaCargo, Engage, GAV, DriveOn e Milênio, entre outras.

Sobre o Top Open Corps 2021

A premiação é parte do Ranking 100 Open Startups, que chega à sua sexta edição em 2021, registrando números recordes do ecossistema de inovação. Foram 26.348 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, dobrando o volume de 2020. Corporações com contrato aumentaram de 1.968 para 3.334, um crescimento de 69% no período de um ano. Além disso, das 18.355 startups que fazem parte da plataforma 100 Open Startups, 2.344 fizeram negócios com ao menos uma empresa.

Na categoria Indústria Automotiva, o ranking identificou 67 corporações que praticam open innovation com startups no Brasil, sendo que 16 delas se relacionaram com startups pela primeira vez no último ano. No total, as corporações do setor estabeleceram 217 relacionamentos de negócios com 114 startups no período, um crescimento de 21% em relação à edição 2020. O tipo de contrato mais comum foi a negociação de serviços ou produtos das startups, seguido pela contratação de projetos piloto.

Juntos, os 217 relacionamentos de negócio transacionaram diretamente cerca de R$ 45 milhões (contra R$ 14 milhões no ano anterior). O impacto direto em benefícios para ambos os lados e para o setor como um todo, certamente, é muitas vezes superior a esse número. Em relação aos relacionamentos, a maior parte foi com IndTechs (32%), ProductivityTechs (22%), e HRtechs (20%).

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no país há quase 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A empresa possui unidades de produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do país e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério Sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do país. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.


voltar