Mercedes-Benz e ASG Motorsport reafirmam parceria para a Copa Truck 2023
Compartilhe

A Mercedes-Benz do Brasil e a ASG Motorsport realizaram na segunda-feira, 6 de março, uma série de atividades para a imprensa, clientes, patrocinadores e colaboradores da empresa a fim de apresentar o Actros da Copa Truck 2023 e os novos integrantes da equipe que novamente representará a marca na maior competição da categoria na América Latina.

O evento foi realizado na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos seus caminhões, como o Actros, atual bicampeão da Copa Truck. Essa ação reafirma a parceria da Empresa com a ASG Motorsport, que começou no ano passado e que já foi vitoriosa.

Para este ano, a ASG passa a contar com sete pilotos. Roberval Andrade, proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, ganha a companhia de pilotos que estreiam na competição: Caio Castro, que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo, que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo. Caio e Bia integrarão a categoria Super Truck, dos novatos.

A equipe também conta com os pilotos Daniel Kelemen e Jaidson Zini, que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate e Luiz Lopes, que estavam ligados a outras equipes em 2022.

Mercedes-Benz tem tradição vitoriosa nas corridas de caminhão

“A Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão o FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Actros “Estrela Delas” será caminhão-madrinha em Goiânia

O caminhão Mercedes-Benz ganhará mais destaque ainda na Copa Truck 2023. O Actros “Estrela Delas” será um dos caminhões-madrinhas da primeira prova do ano em Goiânia.

Lançada pela Mercedes-Benz em 8 de março do ano passado, no Dia Internacional da Mulher, a campanha “Caminhão A Voz Delas” foi uma ação especial que buscou homenagear caminhoneiras e cristais (companheiras dos motoristas), que viajam Brasil afora e conhecem muito bem a realidade e os desafios das estradas. Como decorrência, elas foram convidadas a interagir com as redes sociais da marca, votando em enquetes para escolher itens, nome e visual de um Actros especialmente desenvolvido para o público feminino.

“Com essa ação, resolvemos homenagear essas mulheres inspiradoras, que podem chegar a qualquer lugar com o seu talento e sua garra, superando o que vier pela frente”, destaca Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Surgiu então a ideia de criar um Actros feito por elas e para elas, daí o convite para que caminhoneiras e cristais nos ajudassem a compor um modelo ideal para as mulheres”.

“Esse Actros, oficialmente chamado de Estrela Delas, irá percorrer o País, em diversos eventos, levando saúde, conhecimento e conscientização, a fim de facilitar a vida das caminhoneiras e cristais nas estradas”, informa Ebru Semizer. “Tudo em total sintonia com o ecossistema do transporte responsável, enfatizando os princípios ESG na nossa Empresa”.

Roberval estreia Actros zero km na Copa Truck 2023

Roberval Andrade estreia na Copa Truck 2023 em Goiânia, no dia 19 de março, com um Actros totalmente zero km. Destaque para o motor OM 460 de 13 litros e 6 cilindros em linha, customização interna da cabina para o piloto e a grande novidade, o MirrorCam, o exclusivo sistema de câmeras do caminhão top de linha da Mercedes-Benz que substitui os espelhos retrovisores externos convencionais. Além de Roberval, os pilotos Caio Castro e Bia Figueiredo também terão MirrorCam em seus caminhões. 

Todos os demais caminhões foram desenvolvidos, revisados e ajustados para a nova temporada da Copa Truck, passando ainda, a cada etapa, por novos ajustes de acordo com as características dos circuitos.

Com base no princípio da melhoria contínua, todos os caminhões Actros da ASG Motorsport passam, a cada ano, por um processo de desenvolvimento. A partir dos caminhões de fábrica, os engenheiros e técnicos da equipe retrabalham itens ligados ao motor, chassi, suspensão, freios, dimensões, interior e exterior da cabina. Esses ajustes são feitos levando em conta as exigências do regulamento da Copa Truck, que visam tornar os caminhões competitivos e adequados às normas da categoria, respeitando quesitos como limite de peso, emissão de fumaça e velocidade máxima na pista.

Uma equipe comprometida com o ESG

“Com apenas um ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG – ambiental, social e governança”, diz Roberval Andrade. “Esses conceitos começam a fazer parte do dia a dia de cerca de 40 integrantes da nossa organização, entre pilotos, mecânicos, engenheiros e demais colaboradores”. Um dos pilares que a equipe está trabalhando para a temporada 2023 é a inclusão de mais mulheres no universo do automobilismo. E para reforçar esse compromisso a ASG trouxe a primeira mulher chefe de equipe da Copa Truck, a carioca Rachel Loh, com mais de 19 anos de experiencia no automobilismo nacional. “Estou animada e lisonjeada em receber a oportunidade de ingressar na Copa Truck, no comando em pista da equipe ASG Motorsport. Será um grande desafio estar a frente de uma equipe de 7 caminhões e 7 pilotos de muito respeito, em particular superfeliz e emocionada com a estréia da Bia Figueiredo na categoria, aumentando a representatividade feminina! Vamos em busca de pódios e títulos!”

O time da ASG também coordena o projeto “Empresas que Movem o Brasil”, movimento em prol da sustentabilidade do negócio de transporte de cargas, que conecta o mercado da logística em busca de soluções para o transportador, visando a sustentabilidade do seu negócio. Isso ocorre durante algumas etapas da competição, envolvendo palestras, workshops, test-drive e volta rápida.


voltar