Mercedes-Benz celebra mês da diversidade no Brasil
Compartilhe

Diversidade é um tema estratégico para a Mercedes-Benz no Brasil e vai muito além do cumprimento da legislação. Muito mais do que um documento, diversidade e inclusão é um movimento que vem mobilizando as pessoas e ganhando cada vez mais relevância dentro da Companhia. O assunto é tão importante que o Grupo Daimler elege um dia no ano para promover reflexões entre os colaboradores e disseminar a cultura de inclusão em todas as empresas ao redor do mundo. Neste ano, o Dia da Diversidade foi celebrado em 18 de maio.

O Brasil foi além. A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, por meio do seu Comitê de Diversidade, e em parceria com a Mercedes-Benz Cars & Vans e o Banco Mercedes-Benz, decidiu estender essa reflexão pelo período de um mês. A agenda do Mês da Diversidade contemplou palestras, uma roda de conversa entre o board e colaboradores, além da cobertura nos canais internos e nas redes sociais.

A cada semana, foram divulgados vídeos em que colaboradores contavam suas histórias e como eles encontraram um ambiente inclusivo na Empresa. Para propagar essa mensagem para fora da Companhia, os prédios centrais das três fábricas, em São Bernardo do Campo, Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG), ganharam iluminação colorida durante todo o mês de celebração. Tudo para ampliar a reflexão e dar protagonismo às pessoas, ressaltando o valor das diferenças e fortalecendo o respeito mútuo.

“Os debates e as ações de diversidade nos tornaram uma empresa ainda mais diversa, aberta e inclusiva. Este é um trabalho de cada um de nós, de todos os nossos colegas e funcionários engajados. Fico muito feliz em ver que a Mercedes-Benz do Brasil, a Mercedes-Benz Cars & Vans e o Banco Mercedes-Benz estão juntos nessa jornada. Sabemos que é um tema desafiador e há muito o que aprender, mas é isso que nos motiva a seguir em frente. E eu estou muito orgulhoso do que conquistamos até agora. Nosso propósito, dia a dia, será continuar construindo um futuro com mais respeito e oportunidades, enquanto trabalhamos para todos os que movem o mundo”, ressalta Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina.

As palestras semanais promovidas pelo Comitê de Diversidade aconteceram em plataformas virtuais e foram transmitidas pelo canal da Mercedes-Benz no Youtube. Elas reuniram convidados que abordaram assuntos pertinentes a cada um dos Grupos de Afinidade existentes na empresa: Gênero, Raça, LGBTI+ e PcD (pessoa com deficiência). Os especialistas convidados foram Maristella Ianuzzi, executiva da CMI Business Transformation e consultora da ONU Mulheres; Scarlett Rodrigues, coordenadora de projetos de Direitos Humanos no Instituto Ethos; Caio Graneiro, psicólogo clínico e criador do programa de desenvolvimento Gays Conscientes; e Rafael Bonfim, conselheiro e mentor de diversidade e responsabilidade social do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.

“Acreditamos que ações de diversidade e inclusão são fundamentais para a nossa organização e para o nosso negócio. Continuaremos avançando ainda mais nessa jornada, valorizando as diferenças e respeitando as opiniões e as experiências múltiplas para que todos os nossos colaboradores se sintam confortáveis em serem quem são”, afirma Jefferson Ferrarez, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

“Somos uma empresa onde o respeito e a inclusão prevalecem. Aqui, no Brasil, fizemos o maior evento para celebrar a diversidade que eu já vi em todos os meus anos no Grupo Daimler. Em conjunto aos nossos parceiros Mercedes-Benz do Brasil e Mercedes-Benz Cars & Vans promovemos o diálogo, aumentando a consciência de nossos colaboradores e afirmando que a diversidade é um dos nossos valores corporativos. Todos aqui têm oportunidades iguais de carreiras e todos podem ser quem são em nossas empresas, sendo respeitados por isso. Estou muito orgulhosa de ver nossas pessoas, de todos os níveis e áreas, engajadas, motivadas e abertamente aprendendo ao conversarem e se comprometerem com a diversidade a e inclusão”, afirma Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz no Brasil.

Um dos principais eventos que marcou o encerramento da agenda de ações do Mês da Diversidade, no dia 17 de junho, foi uma roda de conversa entre os membros do board e alguns funcionários convidados dos Grupos de Afinidade, além do consultor de Diversidade e Inclusão, Guilherme Bara. A ideia do bate-papo foi criar um ambiente de escuta e de troca de percepções e experiências sobre o tema.

Trabalho do Comitê de Diversidade avança

O Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil foi criado em 2018 para promover um ambiente profissional cada vez mais inclusivo. Composto por 12 representantes de todas as áreas estratégicas da Companhia, ele também coordena os grupos de afinidade, que contam com o apoio de 120 colaboradores voluntários de todas as áreas e das três fábricas da empres ano Brasil. O foco dos trabalhos está voltado aos pilares Gênero, Raça, PcDs e LGBTI+.

Esses grupos têm uma participação particularmente importante na implementação de ações futuras e nas que estão em andamento, à medida que a estratégia de diversidade e inclusão está evoluindo. Entre as iniciativas, o Comitê está elaborando um censo que servirá de base para mapear o atual cenário da diversidade na Empresa e definir os próximos passos da inclusão.

Nesse sentido, os encontros promovidos ao longo do Mês da Diversidade de 2021 deixaram um rico legado ao reforçar o canal de escuta, estimular o debate e ajudar a consolidar o compromisso de promover um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo. A construção desse ambiente só tem sido possível com a participação de todos os colaboradores, líderes e parceiros de negócios, como parte do propósito da Mercedes-Benz do Brasil de “ouvir cada voz”.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há quase 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.

Sobre a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

A Mercedes-Benz Cars & Vans é uma empresa do Grupo Daimler, um dos principais fabricantes mundiais de automóveis de luxo e um dos maiores produtores mundiais de veículos comerciais. Os fundadores da empresa, Gottlieb Daimler e Carl Benz, fizeram história inventando o automóvel em 1886. Como pioneira da engenharia automotiva, a marca vê a projeção do futuro da mobilidade de maneira segura e sustentável. Portanto, o foco da empresa permanece em tecnologias inovadoras e ecológicas, bem como em veículos seguros e de alta qualidade que encantam.

A empresa continua investindo sistematicamente no desenvolvimento de transmissões eficientes – desde motores à combustão de alta tecnologia e veículos híbridos até veículos totalmente elétricos, com o objetivo de tornar possível a mobilidade livre de emissões a longo prazo. Os esforços da marca também estão focados na conectividade inteligente de seus veículos, direção autônoma e novos conceitos de mobilidade.

A Mercedes-Benz, marca automotiva de luxo mais valiosa do mundo segundo o estudo da Interbrand, em 2020, vende seus veículos e serviços em quase todos os países do mundo, e possui instalações de produção na Europa, América do Norte e do Sul, Ásia e África. Durante sua trajetória no Brasil, a Mercedes-Benz Cars & Vans tem expandido, portanto, de forma consistente, sua atuação, investindo sempre em tecnologia, com o objetivo de atender as expectativas de seus clientes por meio de produtos, serviços de alta qualidade e experiências, além de desenvolvimento social.

Sobre o Banco Mercedes-Benz

O Banco Mercedes-Benz, desde 1996 no Brasil, atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e vans) e de automóveis de passeio da marca Mercedes-Benz e é líder em financiamento em todos os segmentos de atuação. O Banco Mercedes-Benz também oferece produtos de seguro integrado e prestamista para os planos de financiamentos de seus clientes, além de financiar os estoques de seus concessionários.

A instituição está presente no país por meio de suas regionais em São Paulo (SP), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). A sede fica na cidade de São Paulo, no Centro Empresarial do Aço. No total, emprega 260 colaboradores e atende a mais de 220 concessionários da marca.

Para mais informações sobre a Mercedes-Benz, acesse: http://www.mercedes-benz.com.br/


voltar