Mercedes-Benz Accelo é a marca de caminhão leve do Prêmio Lótus 2024
Compartilhe
  • Esta é a quinta vez consecutiva que a Linha Accelo obtém o título de marca de caminhão leve do ano no Brasil
  • Accelo 1016 é o caminhão leve mais vendido pelo segundo ano seguido
  • Linha Atego é reconhecida com dois troféus em caminhão, nas categorias de semipesado e pesado
  • Mercedes-Benz novamente é eleita a marca de chassis de ônibus do ano, como também de chassis urbano e rodoviário

 

Novamente, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior ganhadora do Prêmio Lótus Campeão de Vendas, iniciativa da Editora Frota & Cia. A Empresa venceu 7 categorias na edição 2024, sendo 4 de caminhões e 3 de ônibus. Esta tradicional premiação, que chega a 31 anos, tem como base os dados de emplacamento do Renavam 2023 informados por Anfavea e Fenabrave.

Nas categorias de caminhões, a Mercedes-Benz  venceu em: “Marca de Caminhão Leve”, com a Linha Accelo; “Caminhão Leve”, com Accelo 1016; “Caminhão Semipesado 4×2”, com Atego 1719 e “Caminhão Pesado até 400 cv”, com Atego 2730 6×4.

Reafirmando sua liderança histórica nas vendas de ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz, mais uma vez, conquistou a categoria “Marca de Chassi de Ônibus” no Prêmio Lótus 2024. Além disso, também foi vencedora em “Marca de Chassi Urbano” e “Marca de Chassi Rodoviário”.

“Essa premiação muito nos orgulha. Mantivemos a nossa marca entre os líderes de vendas e de participação de mercado, o que ressalta o excelente desempenho, comprometimento e determinação das equipes da Fábrica e da Rede de Concessionários”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se deve também ao compromisso com os clientes e com suas demandas e necessidades. Sempre estaremos ao lado de quem transporta carga por esse imenso País. Não deixamos de ampliar e modernizar nosso portfólio de produtos e serviços, o que fortalece ainda mais a confiança que os clientes têm na nossa marca e em tudo o que entregamos a eles. Afinal, As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.

“Nosso time igualmente está muito orgulhoso e satisfeito”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A preferência dos clientes por nossos chassis de ônibus, tanto para o transporte urbano como rodoviário, fretamento e turismo, deve-se a vários atributos amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, baixo consumo de combustível, excelente custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade nas mais variadas demandas do transporte de passageiros. Além disso, oferecem alto valor de revenda e uma de Rede de Concessionários dedicada, onde o cliente tem facilidade para encontrar peças de reposição e um amplo portfólio de serviços especializados”.

“Além das consagradas famílias de micro-ônibus LO, urbanos e rodoviários OF e O 500, agregamos ao nosso portfólio o eO500U, chassi de ônibus elétrico urbano a baterias, cujas primeiras entregas a empresas da cidade de São Paulo já começaram a acontecer”, diz Walter Barbosa. “Ou seja, sempre trazemos produtos para as novas demandas e tendências de mercado, o que é o caso da eletromobilidade no transporte coletivo”.

Mercedes-Benz mantém liderança histórica nas vendas de ônibus

Em 2023, a Mercedes-Benz manteve sua histórica liderança de 67 anos nas vendas de ônibus no Brasil, conquistando 55% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. No acumulado do ano, a marca emplacou 11.221 unidades.

No segmento urbano, essa liderança é ainda mais expressiva: são 6.939 ônibus Mercedes-Benz emplacados em 2023, alcançando a liderança com cerca de 80% de market share. No segmento rodoviário, o 1º lugar foi consolidado com quase 60% de participação e emplacamento de 2.256 unidades.

Accelo e Atego repetem premiações em caminhões

Importante destaque da Mercedes-Benz no Prêmio Lótus deste ano é a conquista do Accelo, pela quinta vez consecutiva, como “Marca de Caminhão Leve”. Foram 4.876 unidades da Linha Accelo emplacadas em 2023, o que resulta em 54% de market share nesse segmento no ano passado. Com 1.642 unidades emplacadas em 2023, o Accelo 1016 conquistou o prêmio de “Caminhão Leve” do ano.

A linha Atego venceu duas categorias. O modelo 1719 foi vitorioso entre os semipesados 4×2 com 2.024 caminhões emplacados. Já o Atego 2730 6×4, com 1.729 unidades emplacadas, foi o pesado do ano até 400 cv.

Accelo é um caminhão à frente do seu tempo

“Estamos muito honrados e satisfeitos com esse novo reconhecimento ao Accelo, que se consolida, cada vez mais, como solução de mobilidade e sustentabilidade”, diz Jefferson Ferrarez. “Nosso ágil e eficiente caminhão contribui para otimização das operações de distribuição urbana, bem como de carga e descarregamento nas ruas das cidades e nas curtas distâncias rodoviárias e rurais. Com base na avançada tecnologia BlueTec 6, o Accelo reduz as emissões de poluentes, melhorando a qualidade do ar e preservando o meio ambiente”.

O Accelo inovou no mercado com o conceito de cabina home office, com interior parecido ao de um automóvel. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar condicionado e cobertura de degraus. Além ainda de oferecer a versão cabina estendida.

“Outro destaque do Accelo está no fato de que esta foi a primeira linha de caminhões leves a comercializar o câmbio automatizado”, diz Jefferson Ferrarez. “Por isso, esse caminhão da nossa marca está sempre à frente de seu tempo, cada vez mais atualizado para atender às necessidades do mercado e oferecer mais valor ao cliente”.

A linha Mercedes-Benz Accelo, compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6), é formada pelos modelos leves Accelo 817 e Accelo 1017 e pelo Accelo 1317 6×2, da categoria de caminhões médios. Eles são equipados com o motor mais robusto do mercado, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e na circulação no interior dos bairros. Além disso, são indicados para viagens intermunicipais e transporte em áreas rurais, além de curtas distâncias rodoviárias.

O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 oferece potência de 163 cavalos a 2.200 rpm, com torque de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. Isso se traduz em melhor desempenho e mais agilidade no trânsito das cidades e nas rodovias.

O trem de força é um diferencial de mercado do Accelo. O motor Euro 6, sem EGR, preserva a robustez que os clientes já conhecem e aprovam. O mesmo se aplica ao câmbio Mercedes-Benz G70 de 6 marchas em duas versões: automatizada e manual com trambulação a cabo. Além de propiciar mais conforto ao condutor do veículo, o Mercedes-Benz G70 exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha.

Novo Atego atende às demandas dos clientes

“Com novo design, os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego 2024 ganham ainda mais evidência nas estradas, nas ruas e também fora-de-estrada por sua modernidade, reforçando uma identidade visual alinhada às famílias de extrapesados Actros e Arocs. Além disso, essa novidade assegura maior robustez e menor custo de manutenção para os nossos clientes, valorizando sua frota e aumentando o valor de revenda do veículo”, afirma Jefferson Ferrarez.

De acordo com o executivo, a renovação do Atego é mais um resultado concreto do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. “Isso também é confirmado pelo lançamento de dois caminhões vocacionais: Atego 1729 compactador de lixo e Atego 1733 bombeiro. Ou seja, continuamos avançando sempre. A gente não para de evoluir e de inovar. Essas novidades chegam ao mercado no momento especial em que o Atego completa 20 anos no Brasil. Uma linha de caminhões com a estrela de três pontas, com permanente sucesso junto a frotisas, transportadores e autônomos por sua versatilidade de aplicação e flexibilidade na oferta de diversos modelos, versões e itens de configuração. Dessa forma, atende todas as demandas dos nossos clientes com qualidade e rentabilidade”.

Mercedes-Benz é a maior ganhadora do Prêmio Lótus

Com as sete conquistas deste ano, a Mercedes-Benz se consolida como a maior ganhadora da história do Prêmio Lótus, organizado pela Frota&Cia, uma das revistas mais tradicionais do segmento de veículos comerciais no País, o que confere qualidade e credibilidade a este levantamento anual de emplacamentos informados pela Anfavea e Fenabrave. São cerca de 200 prêmios conquistados pela Mercedes-Benz em 31 anos, refletindo o êxito da Empresa em buscar a satisfação permanente dos seus clientes.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.