Mercado financeiro aponta PIB a 0,87% em 2019, na 17ª revisão seguida
Compartilhe

Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central continua a apontar viés de baixa para a economia neste ano; inflação deve encerrar o ano em 3,82%

Economistas consultados pelo Banco Central voltaram a revisar a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019. De acordo com o Boletim Focus, divulgado na segunda-feira, 24, a previsão é que o crescimento da economia seja de 0,87% neste ano.

É a 17ª semana consecutiva que a projeção cai. Na semana passada, o indicador estava e 0,93%. As seguidas revisões para baixo no PIB começaram em fevereiro. Em janeiro deste ano, o mercado financeiro chegou a estimar o PIB em 2,57%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante um período e serve para medir a evolução da economia. A previsão dada pelos economistas é menor que o PIB oficial do país em 2017 e 2018, quando a economia avançou 1,1%. Já em 2016, o PIB foi negativo em 3,6%.

Além da queda no PIB, a previsão para inflação também foi revista pelos economistas: de 3,84% para 3,82%, quarta revisão consecutiva para baixo. Caso feche o ano neste patamar, o indicador fica abaixo da meta de inflação estipulada pelo governo, de 4,25% e dentro da margem de tolerância prevista prevista pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), entre 2,75% e 5,75%, 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Nos outros indicadores, também houve estabilidade. Economistas estimam que a taxa Selic deve terminar o ano em 5,75%, valor que os 6,5% que estão vigentes atualmente e mantidos pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na semana passada. Desde março do ano passado, a Selic está em 6,5%, menor patamar da história. Já a projeção para o dólar permanece estável. A expectativa é que a moeda americana feche o ano cotada a 3,80 reais.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.