Mensuração de Impactos é tema de reunião da Comissão de Sustentabilidade
Compartilhe

Nesta terça-feira (21) aconteceu mais uma reunião da Comissão Técnica de Sustentabilidade do SETCESP. O encontro on-line contou com 30 participantes e abordou a importância da mensuração de impactos ESG (sigla para Environmental, Social and Governance, cuja tradução é Ambiental, Social e Governança Empresarial).

Aline Oliveira, Líder de Avaliação e Mensuração de Impacto da SEALL, startup que ajuda empresas a medirem seus resultados socioambientais e econômicos, apresentou os principais desafios em mensurar os impactos, de acordo com os indicadores ESG, e explicou aos participantes como coletar estes dados de forma efetiva em suas organizações.

Segundo Mapa 2021 de Negócios de Impacto Socioambiental da Pipe.Social, 78% das organizações reconhecem que não medem seus resultados, 42% ainda não definiram indicadores e 33% definiram, mas não os mensuram.

Diante desses números, Oliveira explicou as principais consequências de não medir os impactos nas iniciativas e organizações, são elas: visão pouco clara e unificada, dificuldade em comprovar e comunicar as ações realizadas, pouca transparência diante de seus stakeholders (pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas ações da empresa) e dificuldade de acessar recursos, fundos de investimento e linhas de crédito.

Os indicadores funcionam como uma métrica que mensura as práticas de sustentabilidade de uma empresa. Ou, mostra quanto uma organização investe em formas de minimizar seus efeitos no meio ambiente.

Isabela Castro, Analista de Sustentabilidade da Ativa Logística, também reforçou a importância de empresas utilizarem indicadores para demonstrar suas ações.

“Mensurar os impactos é uma forma muito importante de provar as aderências à política ESG, além de demonstrar em detalhes as ações da empresa sobre os determinados pilares”. Comenta Castro.

No final do encontro, como forma de exemplificar a mensuração de impacto na prática, foram apresentados os principais indicadores utilizados nas edições do Prêmio de Sustentabilidade, realizado pelo SETCESP.

As reuniões da Comissão de Sustentabilidade acontecem mensalmente e abordam temas importantes visando fomentar as ações sustentáveis dentro das empresas de transporte.

O próximo encontro já tem data marcada para 12 de julho e terá como objetivo tirar dúvidas sobre o 8º Prêmio de Sustentabilidade, que, inclusive, está com inscrições abertas. Se a sua empresa realiza alguma ação de responsabilidade ambiental, social e de segurança viária e de trabalho, saiba mais sobre o prêmio e inscreva o seu projeto.

 


voltar