SETCESP se posiciona contra paralisações
Compartilhe

São Paulo, 31 de outubro de 2021.

O SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, que representa mais de de 21 mil empresas sediadas nos 50 municípios da Grande São Paulo, declara oficialmente que é contra qualquer tipo de movimento paredista e ou grevista, pois entende que os mesmos não servem para resolver os problemas estruturais enfrentados pelo setor do transporte rodoviário de cargas e toda sociedade brasileira, notadamente com relação aos aumentos expressivos, excessivos e consecutivos do preço dos combustíveis, principalmente do óleo diesel, combustível fundamental para movimentar a produção brasileira.

Ao contrário, tais movimentos causam instabilidade nos negócios, numa economia que já está fragilizada em decorrência da pandemia, e que ainda não conseguiu se recuperar. Além disso, toda sociedade civil organizada é prejudicada, especialmente quando há bloqueios de vias, o que causa impedimento da locomoção da população e do escoamento dos produtos que estabelecem o desenvolvimento econômico do país, o que é inaceitável.

Existem caminhos mais assertivos e menos danosos para que estes e todos demais problemas sejam pautados, discutidos e analisados entre o poder público e a sociedade organizada, através das entidades representativas de cada segmento, o que vem ocorrendo de forma incansável pelas entidades que representam o transporte rodoviário de cargas, seja nas esferas municipais, estaduais e nacional.

Além do mais, nossa entidade nacional, a CNT – Confederação Nacional do Transporte, tem mantido contato e relacionamento direto e objetivo com o MINFRA – Ministério da Infraestrutura, sendo que o mesmo garantiu aos transportadores a segurança viária necessária para que deem continuidade à movimentação de cargas durante qualquer tipo de manifestação com bloqueio.

Desta forma, reiteramos que não apoiamos nenhum movimento de paralisação e pedimos a todos transportadores que mantenham suas atividades normalmente, para que o TRC continue cumprindo seu papel relevante e essencial dentro da economia nacional.

O SETCESP reforça, ainda, o seu dever de manter toda sua base informada sobre qualquer situação adversa que possa impactar o fluxo normal dos veículos de carga por meio de seus canais digitais, comprometendo-se a solicitar providências policiais, caso seja necessário.

O Brasil precisa de seriedade, comprometimento e responsabilidade, para que possa atravessar este difícil momento social, econômico e politico, e acreditamos que há meios democráticos e organizados de cumprirmos nosso papel de cidadãos.

Tayguara Helou
Presidente do Conselho Superior e de Administração
SETCESP

 


voltar