Mais de 900 mil veículos foram alvos de recall neste ano
Compartilhe
26 de Setembro de 2016 – 05h24 horas / CNT

No período de janeiro a junho deste ano, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça, anunciou 68 campanhas de recall de veículos. Com isso, mais de 900 mil automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas precisaram passar por trocas ou reparos, em razão de defeitos. Em todo o ano passado, foram 114 chamamentos, com um total de mais de dois milhões de veículos envolvidos.

 

Os dados integram um relatório inédito divulgado pela Senacon e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) nesta sexta-feira (23). Denominado de Boletim de Recall – Veículos, o documento destaca a elevação do número de recalls e a relevância da atuação articulada e interdisciplinar para a garantia da segurança dos veículos que rodam no Brasil.

 

Problemas com air bag estão no topo da lista dos chamamentos, com 26% do total. Em seguida vêm freios (17%), sistema de combustível (16%) e motor (11%), entre outros.

 

A ação de recall, prevista no Código de Defesa do Consumidor, foi regulamentada pelo Ministério da Justiça e Cidadania em 2012. Ao constatar que um produto, após sua colocação no mercado, apresenta um defeito, o fornecedor deve tomar todas as medidas cabíveis para que o produto seja imediatamente recolhido, por meio de troca, reparo, ou ressarcimento da quantia paga. Segundo o relatório, recalls de veículos representam mais de 70% do total de chamamentos já realizados no país.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.