Maio Amarelo: SETCESP promove evento para a conscientização da Segurança no Trânsito
Compartilhe

Também foram abordados os temas sobre investigação de acidentes e seguros

O Movimento Maio Amarelo teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, o mês também é a época do ano em que as organizações se voltam à temática, para mobilizar a sociedade em torno deste mesmo desafio que é o cuidado e a preservação da vida em ruas, estradas e rodovias.

Com objetivo de abrir espaço para essa conscientização, o SETCESP promoveu hoje (24), pela manhã, o evento de ‘Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes’, na sede da entidade, com a participação do público parte presencial e parte on-line, que pôde acompanhar o evento pela plataforma EAD do SETCESP.

A pandemia de Covid-19 nos impactou profundamente com quase 700 mil mortes. Já quanto aos acidentes de trânsito, que ceifam milhares de vidas todos os anos, não deveria despertar uma igual comoção? – Pois é, parece que a gente simplesmente normalizou, esta situação que absurda em nosso país”, lamentou Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP.

Durante o evento, o Cel. da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Ricardo Tofanelli,  mostrou o levantamento de Sinistralidade Geral da PM, destacando as ocorrência que aconteceram em 2021 no estado.

Ao todo, houveram 92.101 infrações pela falta do cinto de segurança, 636 por alcoolemia, 6.500 por ultrapassagem proibida e 20.315 multas por falar ao celular. “Isso é o que enxergamos, sem contar o que a gente não vê. O pessoal em geral reclama muito sobre o fato de haver uma fábrica de multas, mas o que há, na realidade, é uma fábrica de infratores”, disse.

Enquanto isso, o Mauro Szwarcgun, assessor técnico da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, falou sobre o novo conceito para a construção de vias, as ‘Rodovias que perdoam’, que são projetadas pela engenharia considerando erros humanos, e incluindo áreas de escapes e outras estruturas, que podem evitar mortes.

Incluído como um dos palestrantes, José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança no Trânsito foi enfático ao dizer que, o principal causador de ocorrências nos acidentes é o fator humano. “Quando uma pessoa se esconde atrás de um insulfilm ou de um capacete, às vezes, ela se transforma e perde completamente a percepção de risco”.

Ele trouxe um panorama das estradas no país: por dia são 100 mortes e 500 feridos graves. Fora que 60 % dos leitos de emergência nos hospitais no Brasil, são provenientes de ocorrências de trânsito, segundo dados do Observatório.

Dando continuidade à programação, Márcio Montesani, que é engenheiro e perito em acidentes de trânsito, mostrou o que deve ser incluído em um programa de prevenção de acidentes e o que se deve considerar ao investigar um acidente. “Um único acidente pode levar uma empresa à bancarrota, sendo assim, prevenir é um bom negócio, seja sobre a ótica social ou financeira”.

Na sequência, o Dr. Dárcio Mota, advogado e presidente do GNT-Transportes e o Dr. Adilson Neri Pereira, advogado e vice-presidente do GNT-Transportes, ambos integrantes da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguro), discorreram sobre a recuperação dos danos por meio do seguro e apresentaram estáticas relacionadas ao assunto, além de apontarem a obrigatoriedade do RCTR (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador).

“Quando a gente fala em transporte rodoviário de carga, logo temos uma parcela de responsabilidade para a segurança viária. Consciência é a ferramenta de prevenção mais eficaz”, alertou por fim, Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP.

Lançamento do e-book: “Infrações do Código de Trânsito”

A coordenadora do departamento jurídico do SETCESP, Caroline Duarte, também foi convidada ao palco para apresentar o mais novo e-book lançado pela entidade com o título: Descubra os valores e penalidades das multas de trânsito.  “É um conteúdo que visa orientar as empresas durante uma consulta sobre infrações, ajuda na organização processual”, explicou Duarte, que também deixou uma frase para a reflexão de todos: “O trânsito é feito por cada um de nós. Promova você também uma cultura de respeito!”


voltar