Lula consegue compromisso japonês para produtos brasileiros
Compartilhe

Após décadas de demandas que acabavam sem respostas, o governo de Tóquio finalmente deu o primeiro passo para que o comércio de produtos brasileiros competitivos no mercado internacional, como a carne bovina e o biodiesel, entrem no mercado japonês. A visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão, que começou na segunda-feira, acompanhado por cerca de 100 empresários e executivos, resultou na assinatura de quase 90 acordos entre memorandos, acordos e contratos.

“Saio [do país] para dizer aos brasileiros que a relação entre o Japão e o Brasil mudou de patamar”, disse Lula ao fim da declaração para a imprensa no Palácio Akasaka, no centro de Tóquio.

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, afirmou que vai manter contato com o presidente Lula para que os investimentos japoneses mantenham o fluxo para o Brasil.

As empresas japonesas, desde 2020, realizaram investimentos diretos no Brasil de R$ 44 bilhões, afirmou Ishiba.

A surpresa foi a menção do envio de equipes de técnicos japoneses para colher informações sobre a carne bovina no Brasil. A análise é o primeiro e maior passo para a entrada do produto brasileiro no Japão. A iniciativa seria colocada no texto dos inúmeros memorandos de intenções firmados entre os dois países, mas apareceu com ênfase no discurso do primeiro-ministro, que indica uma postura muito franca do governo de Tóquio.

O Japão também indicou que vai avançar na utilização do biodiesel, uma negociação de mais de dez anos. O combustível tem grande potencial na aviação.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.