Kassab veta regras para os caminhões
Compartilhe
02 de Junho de 2008 – 10h00 horas / Diário do Comércio
O prefeito Gilberto Kassab publicou no Diário Oficial a lei que institui o programa de restrição ao tráfego de caminhões na cidade. No entanto, ele vetou o trecho da nova legislação que determinava a extensão, área e horário de proibição. No texto, Kassab trouxe para si o poder de decidir sobre estes pontos, por meio de regulamentação, em até 30 dias.
Na opinião do autor da lei, o vereador Jooji Hato (PMDB), o texto saiu sem suas determinações mais importantes. “Espero que o prefeito regulamente a lei da forma mais próxima possível do que aprovamos na Câmara“, disse Hato.
O trecho vetado impedia qualquer caminhão de circular pela cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 10h, e das 17h às 20h. Segundo Hato, o principal ponto de resistência da Prefeitura é aprovar a proibição para a totalidade dos caminhões. “Conversei com Kassab cinco vezes sobre o projeto e em todas elas pedi que ele tirasse todos os caminhões“, disse o vereador. “Ele respondeu que está estudando a questão, mas Alexandre (de Moraes, secretário dos Transportes) não foi nada receptivo à idéia.“
Para Hato, se for proibido o trânsito de caminhões de acordo com o número final da placa dos veículos, apenas 20% deles sairão de circulação, o que seria insuficiente para melhorar o trânsito. “Se o prefeito estipular como critério as placas com final par ou ímpar, já será melhor, pois tiraremos 50% dos caminhões das ruas“, disse o vereador.
Kassab ainda não definiu detalhes sobre o rodízio de caminhões na cidade, mas já anunciou que ele valerá para a avenida dos Bandeirantes e marginais Pinheiros e Tietê.
Decreto – O primeiro dos três decretos da Prefeitura que regulamentarão as restrições de tráfego na cidade é do dia 12 de maio. O texto proíbe o trânsito de caminhões na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), de segunda a sexta-feira, das 5 às 21 horas e aos sábados das 10h às 14h. A área, de 100 quilômetros quadrados, abrange quase todo o Centro expandido.
O prefeito prepara agora decretos que delimitem as regras para o rodízio de caminhões e para restringir a circulação de veículos urbanos de carga (VUCs). Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes, serão esses os três decretos que regulamentarão a lei de autoria de Hato. Por isso, informou a assessoria, o prefeito optou por vetar os trechos aprovados pela Câmara.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.