Eduardo Marinelli e a sua esposa Silvia fundaram em 1995 a JWM Transportes. O casal, que veio do comércio, soube aproveitar sua experiência em relacionamento e combinar a busca por clientes com a excelência na prestação de serviços.
Com o passar do tempo, os filhos foram naturalmente entrando no negócio, cada um em um pilar estratégico. “Eu sou diretor financeiro, a Michele, irmã mais velha é a diretora de logística, a Daniele diretora jurídica e o Bruno diretor operacional”, conta Ygor Marinelli, informando que o pai se mantém como o CEO da empresa.
Pelo fato de atender muitas multinacionais, a JWM foi encontrando oportunidades de maior integração logística. Segundo Ygor, os clientes acabam preferindo concentrar em um único operador confiável todas as suas operações.
Hoje, a empresa faz desde o transporte urgente com veículos utilitários, até o transporte de cargas superdimensionadas. “Também cuidamos da gestão da burocracia, porque a parte logística requer um planejamento, um levantamento e uma triagem da documentação”, diz.
Ou seja, conforme ele descreve, a empresa passou a administrar a operação junto ao cliente, agregando valor ao seu serviço.
“Esse posicionamento já era algo sentido na prática pelos nossos clientes, mas a empresa ainda não comunicava isso. Nosso logotipo era JWM Transportes, então mudamos para JWM Soluções Logísticas, o que engloba, de fato, tudo o que realizamos”, conta Israel Freitas, assessor administrativo e de marketing.
A empresa está investindo mais em tecnologia e se preparando com as melhores práticas do mercado, mantendo um histórico de bastante credibilidade para a abertura de capital com IPO (sigla para ‘initial public offering’ — em português oferta pública inicial).
“Apesar de sermos uma empresa familiar, cultivamos muito o valor de ser profissional e de fazer tudo com transparência para quando a oportunidade acontecer estarmos preparados”, fala Ygor.
Há uma expectativa da empresa de 25% de crescimento para este ano. Esse índice otimista deve se sustentar por conta da JWM já ter contratos futuros homologados, capazes de dar essa previsibilidade.
A parceria entre SETCESP e JWM é de longa data. O diretor financeiro fala que o elo com a entidade ajuda a estarem informados sobre mudanças na legislação, além de possibilitar um benchmarking e um networking com as outras transportadoras.
“Essa troca é bem enriquecedora. Vocês deram uma virada de chave para a gente na questão do ESG”, diz ele, lembrando que foram os vencedores do Prêmio de Sustentabilidade em 2016, na categoria Responsabilidade Ambiental.
Recentemente, a empresa adquiriu alguns veículos movidos a GNV e também elétricos. “O maior desafio em relação aos elétricos é por conta da autonomia, eles acabam sendo usados especificamente para as distribuições urbanas. Já o GNV (Gás Natural Veicular) pode percorrer uma distância maior, no Sul e Sudeste os postos de recarga são encontrados com muita facilidade. É questão de tempo esse avanço para todo o Brasil”, aponta Ygor.
Essa será a primeira vez que a JWM estará na Intermodal South America, evento que reúne profissionais e empresas do setor de transporte de carga, logística, intralogística e comércio exterior.
“Queremos comunicar ao mercado nosso novo posicionamento de marca. A expectativa está grande, estamos preparados para atender os grandes players do mercado, nossas soluções logísticas são muito personalizadas e confiáveis”, garante Ygor.
A Intermodal acontecerá de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista.
Ygor Marinelli, diretor financeiro da JWM Soluções Logísticas
voltar