Jamef reduz acidentes rodoviários em 60% com tecnologia e capacitação de colaboradores
Compartilhe

São Paulomaio de 2025 – A Jamef, empresa referência em transporte no Brasil, registrou uma redução de cerca de 60% nos acidentes rodoviários. O resultado é fruto de um conjunto de iniciativas estratégicas voltadas à capacitação contínua dos motoristas, investimentos em tecnologias de monitoramento, apoio psicológico e ações focadas no bem-estar para criar uma cultura sólida de prevenção.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil registrou mais de 63 mil acidentes nas rodovias federais em 2023, com 5,6 mil mortes. Diante desse cenário, a Jamef tem intensificado seus esforços para atuar de forma preventiva, contribuindo ativamente para a redução dos índices por meio de estratégias bem definidas e foco constante em segurança.

“Unindo tecnologia, humanização e responsabilidade social, seguimos na missão de promover um trânsito seguro, consciente e humano dentro e fora das estradas. A redução nos índices de acidentes reforça não apenas a eficácia das nossas estratégias, mas também o compromisso genuíno da empresa com a vida. Para a Jamef, a segurança no transporte vai muito além da operação”, garante Ricardo Gonçalves, Diretor de Operações da Jamef.

Estratégia integrada

A empresa apostou em uma abordagem prática e conectada à realidade da estrada para garantir o engajamento dos motoristas nas capacitações. Entre as principais ações realizadas para mitigar riscos nas estradas, estão:

  • Capacitação remota dos motoristas: Os treinamentos online funcionam como um complemento aos demais treinamentos oferecidos aos motoristas, reforçando e atualizando os conteúdos já trabalhados presencialmente. Os cursos foram desenvolvidos com linguagem acessível, vídeos curtos e objetivos, sempre com foco na rotina real de operação e alinhados aos desafios enfrentados no dia a dia. Além disso, os motoristas foram envolvidos desde o início no processo, com escuta ativa de suas sugestões e dúvidas, o que tem gerado maior engajamento e retenção do conteúdo.
  • Uso estratégico da telemetria, que monitora indicadores físicos, como sinais de fadiga, e emocionais dos condutores, além de fornecer dados precisos que auxiliam na tomada de decisões, em intervenções preventivas e na personalização de treinamentos;
  • Investimentos em qualidade de vida nas filiais, com espaços de descanso climatizados, alimentação saudável, apoio emocional e ações de integração, criando um ambiente mais humano e acolhedor que garantam que os motoristas estejam em melhores condições antes de pegar a estrada.

“Reduzir acidentes é mais do que um indicador positivo, é o reflexo de uma empresa que entende que segurança começa com pessoas bem treinadas, acolhidas e monitoradas com inteligência”, afirma Gonçalves.

Impacto positivo

Mesmo com o avanço das tecnologias e das práticas de cuidado com os motoristas, é natural que exista resistência no início. O contato com mudanças pode causar estranhamento, mas a vivência mostra o impacto positivo dessas medidas. Paulo Junior, que trabalha há cinco anos na Jamef como motorista e soma 19 anos de profissão, conta:

“No começo, quando cheguei, confesso que achei tudo isso meio estranho. Tanta tecnologia, tanta regra… parecia que estavam tentando controlar a gente. Mas, com o tempo, entendi que era para o nosso bem. Hoje, vejo que essas medidas me ajudam a dirigir com mais segurança, a descansar melhor e até a evitar acidentes. O que antes parecia exagero, é, na verdade, cuidado. Me sinto valorizado e protegido”

Durante o Maio Amarelo, movimento nacional de conscientização para a redução de acidentes no trânsito, a empresa intensifica suas ações com experiências imersivas, campanhas internas e uma central disponível 24 horas para seus colaboradores. “O resultado tem sido um ambiente onde o aprendizado é valorizado, essencial para a segurança e bem-estar na estrada, e o colaborador se sente resguardado”, conclui Sérgio Povoa, diretor de Gente e Gestão da Jamef.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.