Jamef e Polícia Militar-SP firmam parceria para promover educação no trânsito em escolas
Compartilhe

A Jamef Encomendas Urgentes, empresa especializada no transporte de cargas fracionadas, fez uma parceria inédita com a Polícia Militar do Estado de SP para a conscientização de crianças de escolas públicas e privadas sobre como se portar no trânsito durante o dia a dia.

O projeto socioeducativo desenvolvido com o uso de fantoches, “Teatro de Fantoches: Educando para o Trânsito de uma Maneira Educativa”, nasceu em 2011, quando dois Policiais Militares palestravam em escolas para adolescentes, com um conteúdo mais explicativo e informativo para pessoas dessa faixa etária. A dupla então identificou a possibilidade de atuar com um público infantil, de 4 a 10 anos, educando-os sobre o trânsito, a partir de um material mais lúdico e interativo, a fim de fazer as crianças interagirem e imergirem no processo.

Atualmente, quatro policiais participam do projeto de teatro, dando voz aos fantoches. Durante esses quase 10 anos de ação, mais de 20 personagens foram criados, sempre incorporando aspectos reais para dar personalidade a cada um, como um menino que joga bola na rua, para mostrar os perigos da falta de atenção durante a brincadeira; um personagem alcoolizado, para mostrar o perigo da junção do álcool com o volante; o semáforo, para explicar como cada uma das cores funciona; entre outros personagens.

“Todos os fantoches passam uma mensagem especial e estreitam a relação com situações cotidianas de trânsito e da convivência cidadã, retratando de uma maneira divertida o comportamento humano como um fator de risco no trânsito”, diz o Major PM Marcos Rogério da Cunha, um dos responsáveis pelo projeto.

Cada apresentação tem duração média de 30 a 45 minutos, sempre trazendo a interação entre os fantoches e o público infantil. Entretanto, os conteúdos abordados em um local podem não ser tratados no outro. De acordo com o Major Cunha, a direção escolar entra em contato com a Polícia para agendar o teatro de fantoches, apresentando queixas a partir do que os estudantes vivenciam ou presenciam próximos à escola, como crianças que pegam rabeira em ônibus ou não respeitam a faixa de pedestre ao atravessar a rua.

O projeto, que já foi assistido por mais de 300 mil crianças, em mais de 180 apresentações, em 800 lugares visitados (entre escolas públicas, particulares, igrejas, ONGs, hospitais e eventos), tem o intuito tanto de ensinar os jovens quanto fazê-los disseminar tudo o que aprenderam para os seus responsáveis, tornando-os uma espécie de “agentes de trânsito” do seu cotidiano. “Esta ação induz a criança a fiscalizar os seus pais no dia a dia, ajudando a conscientizar cada vez mais a população”, finaliza o Major.

As instituições que têm interesse em receber as palestras devem entrar em contato por meio do e-mail: teatrodefantoches@policiamilitar.sp.gov.br ou telefone (11) 2618-1110.


voltar