Em quase todas as empresas em que damos consultoria vemos ideias e iniciativas excelentes que as marcas tiveram no passado e que foram deixadas morrer.
Elas morrem de várias doenças:
(a) falta de acompanhamento;
(b) falta de continuidade;
(c) Nem sequer chegaram a ser implementadas;
(d) economia boba de recursos;
(e) mudança das pessoas que iniciaram o processo e muitas outras razões e explicações para a ideia ter sido deixada morrer.
O que me impressiona é que todas as pessoas da empresa afirmam que aquela ideia ou iniciativa era excelente! Muitas delas chegaram a dar resultados espetaculares, mas foram descontinuadas, deixadas morrer.
Por que isso acontece?
O que nos parece faltar é uma padronização, uma formalização daquela ideia, daquela iniciativa. Sem uma formalização ou uma forma qualquer de padronização, muitas vezes através de um simples manual, a ideia ficará solta e dependerá sempre da boa vontade e da disposição das pessoas e nunca se tornará um padrão dentro da empresa. Sem determinação clara de responsáveis e prazos, as ideias e iniciativas não têm continuidade, perdem potência e morrem.
O mais triste é que quando a mesma ideia ou iniciativa que aquela empresa teve no passado é colocada em prática com grande sucesso pela sua maior concorrente, os comentários são sempre: “já tivemos essa ideia antes…”; “Aqui nada vai para frente”; “Era ótimo, mas acabou…”; e muitas outras justificativas e desculpas.
Não deixe isso acontecer na sua empresa. Pense nas ideias que já tiveram e as ressuscite com profissionalismo.
Menos ideias, menos iniciativas, mas com continuidade e padrões definidos são sempre melhor que muitas ideias deixadas morrer.
Pense nisso. Sucesso!
voltar