IVECO apresenta Daily elétrico no SETCESP
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25 de Setembro de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
A IVECO, associada mantenedora do SETCESP, realizou nesta quinta-feira uma apresentação especial do Projeto Veículo Elétrico, empreendimento da montadora em parceria com a Itaipu Binacional para o desenvolvimento de um caminhão 100% movido a energia elétrica. Participaram da apresentação o vice-presidente da IVECO, Antonio Dadalti, o presidente do SETCESP Francisco Pelucio e diretores do SETCESP, da IVECO e das principais transportadoras de São Paulo.
“A iniciativa da IVECO de conduzir um projeto tão importante como o Daily elétrico mostra a vanguarda da empresa e sua disposição em empreender inovações para o mercado de veículos para o transporte de cargas. O Daily elétrico representa um futuro próximo para o nosso setor, que está preocupado com as emissões veiculares”, comenta o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio.
O vice-presidente da IVECO, Antonio Dadalti, ressaltou a importância de apresentar o projeto ao público do SETCESP, entidade parceira da montadora. Na apresentação, o engenheiro Marcello Motta, gerente da plataforma de veículos leves da IVECO, detalhou o projeto e mostrou as características do protótipo do Daily movido a energia elétrica. “O veículo foi concebido com chassis reforçado para atender às necessidades do mercado e permitir configurações diversas. As baterias são de cloreto de sódio e níquel e representam o que há de mais moderno em baterias veiculares no mundo”, disse Motta.
O protótipo do Daily elétrico conta com sistema computadorizado de gerenciamento das baterias e autonomia de 100 km carregado, ou oito horas de trabalho. De acordo com Motta, mesmo com a tecnologia disponível, é preciso amadurecer o projeto para o mercado latino-americano. Por esse motivo, a Iveco começa agora o processo de adaptação do produto às condições climáticas do país.
Perfeito para o trânsito de São Paulo
O veículo conta com tecnologia KERS, empregada na Fórmula 1, que transfere a energia cinética gerada nas freadas para as baterias, gerando economia de energia das baterias. Esta tecnologia privilegia operações em que o veículo precisa frear e andar frequentemente, perfeito para as condições de congestionamentos do trânsito de São Paulo.

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