IPTC divulga os principais índices do TRC para o mês de maio
Compartilhe

Mensalmente o painel é atualizado com os dados sobre: inflação, preço dos combustíveis e empregos

O IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga) divulgou nesta quinta-feira(10), a atualização dos dados que medem os principais índices do setor de transporte rodoviário de cargas para o mês de maio. O destaque do período foi a variação dos índices de inflação do TRC e o aumento no preço do valor do Diesel. Além disso, foi possível constatar que o saldo de contratações segue positivo. Acompanhe mais detalhes abaixo:

Inflação Geral: Bem acima do teto da meta do governo para o ano, que é de 5,25%. Puxada pela energia elétrica que saltou 5,37% e foi o item que mais pesou no índice mensal. E as projeções preliminares preveem altas para junho, julho e agosto deste ano também.

Inflação do TRC: Uma vez que estamos em período de dissídio da categoria, os índices de maio já mostram uma elevação em relação ao mês anterior. Apresentando assim para a carga fracionada uma variação em 12 meses de 17,94% (distâncias médias) e para carga lotação um acumulado de 21,37%.

Combustível: os preços seguem subindo depois de uma pequena queda em abril/2021. Apresentando variação de 7,32% para o Diesel Comum, comercializado a R$4,43 por litro e para o Diesel S10 uma alta de 5,95%, sendo comercializado a R$4,54 por litro. Acumulando uma alta em 12 meses (jun/20 a mai/21) de 48,49% e 40,06% respectivamente.

Empregos: O saldo de contratações segue positivo em relação às demissões desde o mês de janeiro até agora. Apesar das expectativas para o mercado de trabalho em 2021 serem melhores do que para 2020, muitas empresas tiveram que flexibilizar regras e revisar paradigmas para absorver as demandas atuais. 

Para mais informações, clique aqui e acesse o painel do IPTC.


voltar