Compartilhe
25 de Maio de 2018 – 10h21 horas / Estadão

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 0,2% em maio ante abril, alcançando 87,1 pontos, informou nesta quinta-feira, 24, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com maio de 2017, a alta foi de 12,1%.

 

Em nota, a CNC lembra que, desde 2015, as leituras do ICF estão abaixo de 100 pontos, limite abaixo do qual o índice entra na zona de indiferença. "O desequilíbrio das finanças públicas, a baixa capacidade de recuperação econômico-financeira de alguns Estados, a burocracia e o nível de juros reais continuam afetando investimentos e consumo privados", diz, em nota, Antonio Everton Chaves Junior, economista da CNC.

 

O mercado de trabalho segue segurando o consumo, pois, dentro do ICF, o componente Emprego Atual registrou 112,8 pontos, queda de 0,1% em relação ao mês passado e aumento de 4,0% na comparação com 2017.

 

O porcentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual se manteve estável nos 33,4%, diz a nota da CNC. Em relação às perspectivas de mercado de trabalho, o indicador aumentou 0,4% na comparação com abril e se manteve 5,0% maior em relação a igual período do ano passado.

 

"Desde abril de 2017, é a quarta vez que o indicador fica acima da zona de indiferença, alcançando 103,8 pontos", diz a nota da CNC.

 

A propensão para consumir segue em nível superior ao de 2017. O componente Nível de Consumo Atual avançou 1,6% sobre abril e 23,3% ante maio de 2017.

 

Já o componente Momento para Duráveis apresentou queda de 2,5% no comparativo mensal, mas em relação ao ano passado a alta registrada foi de 19,0%. O índice segue abaixo da zona de indiferença, com 61,3 pontos. Já o subíndice Acesso ao Crédito teve queda de 1,2% na comparação mensal e aumento de 13,9% em relação a maio de 2017.

 

"Apesar da melhora de todos os subíndices em relação ao ano passado, a maior parte das famílias, 52,1%, declarou estar com o nível de consumo menor do que em 2017", diz a nota da CNC.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.