Inteligência Artificial, Ética, Princípios e Valores
Compartilhe

Atendendo a muitos pedidos de assinantes das nossas mensagens semanais Motivação & Sucesso, que mostraram grande preocupação com as consequências do uso da Inteligência Artificial (AI) por pessoas inescrupulosas, pouco éticas, desonestas e de caráter duvidoso, escrevo esta mensagem para dar minha opinião a respeito do tema.

Em primeiro lugar quero dizer que a IA jamais terá a capacidade de mudar o caráter de uma pessoa. Se uma pessoa for desonesta, ela será desonesta com ou sem a IA.

Há poucas semanas, uma revista inglesa, a The Economist, (22/02/2023) publicou um preocupante artigo sobre fraude, plágio e cópia nas pesquisas médicas em todo o mundo, onde são relatados os mais diversos casos de fraude nas pesquisas “científicas”.

Essas pessoas intelectualmente desonestas existem em todos os campos, países e não há relação entre cor, sexo, idade, etnia etc., como aponta o artigo. Não será a IA que os fará diferentes!

No mundo empresarial a discussão sobre roubo de patentes é tão antiga quanto a existência das patentes. Há centenas de relatos e ações na justiça denunciando a fraude.

No mundo artístico, as denúncias sobre fraude e plágio em músicas, letras, estilos abundam o noticiário.

Alunos denunciam professores que plagiam seus trabalhos— teses, trabalhos de conclusão de curso etc.—e os publicam como se fossem de sua autoria (do professor).

Enfim, o mundo dos desonestos existe e sempre existirá, com ou sem a IA. Da mesma forma, um mau funcionário, um mau chefe, um mau patrão não terá seu caráter melhorado ou piorado em função da IA. Ela não tem esse poder. Assim tivesse…

Assim, a preocupação, não é com a IA mas de como fazer com que as pessoas sejam mais éticas, honestas e tenham sua vida alicerçada em princípios e valores elevados.

Por isso tenho afirmado que o papeis da família, da escola, da religião e dos meios de comunicação serão a cada dia mais essenciais, pois a essas instituições da sociedade caberá a formação das atuais e, principalmente, das novas gerações.

Assim, os pais, professores, clérigos de todas as religiões e os responsáveis pelos meios de comunicação social serão cada vez mais chamados a cumprir esse papel essencial de verdadeiros formadores do caráter. Esse papel e essa função jamais poderá ser delegada à Inteligência Artificial.

Pense nisso. Sucesso!


voltar