Inserção da mulher e sustentabilidade em destaques no 16º Congresso paulista do TRC
Compartilhe

Com sucesso a FETCESP realizou o 16º Congresso Paulista do TRC, de 09 a 12 de junho, no Grande Hotel Campos do Jordão, com participação de lideranças, empresários e executivos do setor.

Os temas sustentabilidade automotiva e inserção da mulher foram debatidos no último dia do 16º Congresso Paulista do TRC, após a FETCESP fazer homenagens.

Inserção da Mulher nos Negócios

O tema Inserção da Mulher nos Negócios foi o tema de encerramento do 16º Congresso Paulista do TRC com palestras e depoimentos inspiradores para a gestão das empresas de transportes.

Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e diretora da FETCESP, contou a sua história “Do quintal de Casa a Presidência”.  Comentou que sempre esteve cercada por caminhões no quintal de sua casa. ​ Ana falou que atuou em diversos setores na empresa da família, a Transportadora Ajofer, desde 1996. E com o passar dos anos passou a atuar nas entidades sindicais, e na Comjovem, assumindo a coordenação Nacional.

Emocionou a todos ao contar os desafios em conciliar a família, especialmente os filhos, com a carreira e funções que foi assumindo ao longo dos anos na empresa e nas entidades.

Apresentou o movimento Vez &Voz, lançado pelo SETCESP, no qual a FETCESP é parceira junto com outras entidades e empresas. O objetivo é  valorizar as mulheres que trabalham no setor de transporte rodoviário de cargas, fomentar o crescimento profissional delas dentro do próprio setor e atrair novos talentos para o TRC.  

Ana apresentou alguns números sobre a participação da mulher que mostram que existem vários desafios para aumentar a inserção da mulher nos negócios e com igualdade de condições e renda salarial.

A empresária Vera Naves, vice-presidente do Grupo Rodonaves, falou sobre sua carreira, a empresa e família. Comentou sobre a gestão do Grupo, ciclos de crescimento, recorde em faturamento e planos para o futuro​. Ressaltou a importância da fé, família e trabalho. Enfatizou a necessidade do olhar humano, aceitando a diversidade e valorizando as pessoas, além de retribuir como empresa cidadã e solidária. “A conquista da mulher é lenta, mas gradual no setor de transportes”, afirmou.

Em vídeo, Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT, falou de sua atuação no sistema CNT. Contou que iniciou na área jurídica da Confederação e aceitou o desafio de no Sest Senat. Nicole estava na Comitiva brasileira  que participou da Conferência Internacional da OIT por isso não pode participar presencialmente.

Sustentabiliade Automotiva

Com a coordenação de José Alberto Panzan, presidente do Sindicamp, presencial, e de Wagner Fonseca, diretor da Netz, on-line, o tema Sustentabilidade Automotiva foi debatido com os executivos Hélio Matias, VP Ambipar Logistics;George; Carloto, gerente de Licitações e Vendas Corporativas da Iveco; Diego Antunes, da Mercedes-Benz; Vinicius Bononi de Almeida, da Raízen; e  Glauco Juliato, da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Vários aspectos vários abordados no painel, como desafios da sustentabilidade da área de transportes, descarbonização dos veículos comerciais; acompanhamento do ciclo de vida do ativo e baterias; renovação de frota e descarte; qualidade dos combustíveis e óleos lubrificantes e opções para os frotistas menores com a chegada dos veículos elétricos.


voltar