Indústria tem queda de 0,7% em fevereiro e interrompe sequência de nove meses de alta
Compartilhe

Entre os principais recuos no mês estão os da indústria automobilística e do setor extrativo mineral; mercado esperava alta de 0,5%

produção industrial brasileira teve queda de 0,7% em fevereiro, interrompendo uma sequência de nove meses de resultados positivos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 1º, pelo IBGE. A queda foi puxada principalmente pelo segmento de automóveis, que recuou 7,2%, e pela indústrias extrativas, que tiveram queda de 4,7%. Esses setores têm peso significativo na produção industrial.

O número veio bem abaixo da expectativa dos economistas. Pesquisa feita pelo Projeções Broadcast apontava uma projeção de alta de 0,5% em fevereiro, ainda como efeito de uma demanda maior que a oferta, o que acabou não acontecendo. Os economistas previam, além disso, que a produção industrial começaria a recuar em março, por conta das restrições impostas em várias regiões do País com a piora no cenário da covid-19.

Em relação a fevereiro de 2020, a produção subiu 0,4%, também abaixo da previsão dos analistas (1,8% de alta. A indústria acumula alta de 1,3% no ano de 2021. Em 12 meses, a produção acumula queda de 4,2%.

De acordo com o IBGE, o recuo de 0,7% da indústria, de janeiro para fevereiro, teve perfil disseminado de taxas negativas, alcançando três das quatro das grandes categorias econômicas e 14 dos 26 ramos pesquisados.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.