Compartilhe
14 de Março de 2016 – 05h50 horas / Folha de São Paulo

A economia brasileira registrou 11 meses seguidos de retração em janeiro de 2016, de acordo com o indicador de atividade do Banco Central, o IBC-Br, divulgado nesta segunda-feira (14).

 

No primeiro mês deste ano, a queda foi de 0,61% em relação a dezembro. Na comparação com o mesmo período de 2015, o recuo foi de 8,12%.

 

Nos 12 meses encerrados em janeiro, a economia encolheu 4,48%.

 

O indicador do BC serve como referência para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Entre os dados que influenciam seu cálculo estão as pesquisas mensais da indústria e do comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

A produção da indústria brasileira começou 2016 com alta de 0,4% frente a dezembro, mas o setor produziu 13,8% a menos na comparação ao mesmo mês do ano passado. As vendas do varejo caíram 1,5%, a maior queda para o mês desde 2005, em relação ao dezembro, e tiveram queda de 10,3% na comparação anual.

 

O IBC-Br também tem alguma influência sobre as projeções do mercado financeiro para o PIB (Produto Interno Bruto), embora não possa ser considerado como uma prévia desse indicador, que é divulgado trimestralmente e tem outra metodologia de cálculo.

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.