Índice ABCR total sobe 1,3% em maio
Compartilhe

Nos últimos doze meses, Índice mantem-se positivo em 8.5%

O índice ABCR referente a maio de 2022 apresentou crescimento de 1,3% no comparativo com abril, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Melhores Rodovias do Brasil – ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada. Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou aumento de 0,2%, e o índice de pesados cresceu 1,7%.

Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 8,5%, fruto do aumento de 10,6% dos veículos leves e 2,8% de pesados.

“A quarta alta mensal consecutiva na série dessazonalizada aponta para uma intensificação da tendência de crescimento do fluxo de veículos nas praças pedagiadas de associadas à ABCR”, comenta o analista de Macroeconomia e Política da Tendências Consultoria, Thiago Xavier.

“O aumento do fluxo de leves tem acompanhado a normalização das condições de oferta e demanda do grupo de serviços presenciais, como turismo e lazer, quadro propiciado pela maior segurança sanitária das famílias”, comenta.

“Do ponto de vista macroeconômico, a expansão da geração de vagas no mercado e as políticas governamentais com foco na situação financeira das famílias (como adiantamento de 13º e liberação extra de FGTS) também atuam como fatores positivos para o aumento do consumo familiar. Por outro lado, atuam como limitantes a inflação corrente pressionada e o elevado preço dos combustíveis.”

“O fluxo de pesados também segue em tendência de expansão, favorecido pela produção industrial, cuja alta nos últimos meses representa certa resiliência frente ao contexto de encarecimento da cadeia de suprimentos e do aperto das condições monetárias”, conclui o analista.


voltar