Índice ABCR de movimento nas estradas sobe em janeiro
Compartilhe

Em janeiro, o Índice ABCR apresentou aumento de 2,2% no comparativo com dezembro, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, juntamente com a Tendências Consultoria.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou aumento de 2,5%, enquanto veículos pesados, crescimento de 1,1%.

Comparado ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 12,3%, determinado, principalmente, pela alta de 15,3% de leves e, em menor medida, pelo crescimento de 2,4% de pesados.

Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 7,4%, fruto do aumento de 9,3% de veículos leves e 2,0% de pesados.

“O desempenho positivo de leves nos últimos dois meses sugere a presença de um efeito positivo propiciado pelo período de férias e confraternizações entre 22-23, aparentemente em intensidade superior ao dos últimos dois anos, quando a pandemia afetou a rotina de trabalho presencial e atividades escolares, afetando a sazonalidade de viagens, além da própria disposição para realização de gastos com viagens à lazer. Além disso, em termos macroeconômico, o cenário é preponderantemente favorável ao consumo de serviços, em especial, para as famílias de maior renda”. comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Cardoso.


voltar