Inacessível
Compartilhe

Crédito vem do latim “creditu”, é a crença nas qualidades de uma pessoa ou coisa. No campo das finanças, em particular, é a confiança de que se vai receber de volta ao dinheiro emprestado. Confiança essa, que em tempos, anda bastante escassa.

O avanço da crise do coronavírus no Brasil levou as empresas de transporte, impactadas pela queda da atividade econômica a recorrerem mais ao crédito. No entanto, a dificuldade em acessar esses recursos veem ameaçando a sobrevivência de muitos negócios.

O governo até chegou a formular linhas de empréstimo para atender, principalmente, pequenas e médias empresas. Só que na prática, isso não tem funcionado muito bem.

Isso porque os bancos privados, por sua vez, seguem reticentes em emprestar recursos, dado o aumento do risco das operações.

Segundo apurou uma pesquisa realizada pela CNT, 54,3% das empresas do setor de transporte tiveram financiamentos negados. E uma das principais reclamações por parte delas é de que, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), destinado ao socorro durante a crise, continua difícil de ser acessado.

Outro dado divulgado pela CNT, mostra que 51,7% das empresas que pediram crédito por meio do programa afirmaram que ainda estão esperando retorno sobre os financiamentos, enquanto 9,4% tiveram êxito, e ao menos 38,4% delas já disseram que tiveram o subsídio negado.

O IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga) também realizou uma pesquisa sobre o crédito direcionada às empresas do TRC, que comprovou que a falta de acessibilidade aos empréstimos comprometeu as finanças de 79% das transportadoras acarretando em demissões.

O SETCESP entende que, sem conseguir linhas de crédito, fica difícil para os empresários reagirem à crise e acredita que é importante, neste momento que o governo junto às instituições financeiras garanta a injeção de recursos ao mercado e às empresas de transporte rodoviários de cargas.


voltar