Igualdade
Compartilhe

Outubro costuma ser marcado pela cor rosa, a fim de chamar atenção para uma importante causa das mulheres, que é o combate ao câncer de mama.

Mas além desta luta, há outros assuntos do universo feminino que também merecem um alerta, como por exemplo, um equilíbrio das vagas entre homens e mulheres ocupadas no mercado de trabalho.

As mulheres são maioria da população no Brasil, também são a maior parte entre os eleitores, no entanto, possuem pouca representatividade na política nacional. Somando os cargos eletivos, no Senado e na Câmara, ocupam apenas 15% do Congresso Nacional.

No mercado de trabalho, em geral contam com um nível educacional mais alto, porém mesmo assim, ocupam 44% das vagas de emprego registradas no País e recebem, em média, 20% menos que os homens, segundo o estudo de Estatísticas de Gênero, divulgado pelo IBGE (Instituto de Geografia e Estatística).

Uma pesquisa recente, realizada pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), apontou que a maioria dos cargos de liderança executiva nas transportadoras de cargas do Estado de São Paulo são ocupados por homens. Eles detêm 73% desses postos. Nas empresas que responderam os questionários, 66% dos colaboradores são do sexo masculino.

Neste mês, de tonalidade mais rosa, o SETCESP relembra o quanto é importante que as oportunidades entre os gêneros sejam iguais para se atingir a equidade em todos os setores, inclusive, no de transporte rodoviário de cargas.


voltar