IBGE terá indicador especial de transporte de passageiros e de cargas
Compartilhe

A ideia com o novo indicador, segundo o gerente da pesquisa do instituto, Rodrigo Lobo, é incluir mais uma forma de acompanhar o desempenho do segmento

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a ter dois novos indicadores para o setor de transportes, dentro da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), revelou nesta quarta-feira (16) o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. Os indicadores irão acompanhar o desempenho do transporte de passageiros e de cargas, separadamente.

Hoje, a pesquisa de serviços traz informações de transportes detalhadas de acordo com o modal (terrestre, aquaviário e aéreo) e com a atividade de armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio. A ideia com o novo indicador, segundo Lobo, é incluir mais uma forma de acompanhar o desempenho do segmento.

“Atualmente a gente divulga os transportes com quatro grupamentos, conforme o modal. Agora, vamos rearranjar essa informação de outra forma e criar um indicador especial, de acordo com o uso, se é transporte de passageiros ou de cargas”, explica o gerente.

O formato será semelhante ao que, hoje, existe do indicador de atividades turísticas, que também é produzido a partir da PMS. Haverá informações apenas para o Brasil – e não por unidades da federação – nas séries com ajuste sazonal (frente ao mês imediatamente anterior) e interanual (frente a igual mês do ano anterior).

“Poderemos ver, por exemplo, como foi o impacto da pandemia no transporte de passageiros. E acompanhar o efeito de eventos especificamente no transporte de passageiros e de cargas”, afirma Lobo.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.