Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-pagenavi domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/runcloud/webapps/site-prod/public/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/runcloud/webapps/site-prod/public/wp-includes/functions.php on line 6114
Guarda começa a autuar caminhões na área central de Dourados (MS) – SETCESP
Guarda começa a autuar caminhões na área central de Dourados (MS)
Compartilhe
09 de Janeiro de 2012 – 10h00 horas / Agora MS
A Guarda Municipal de Dourados iniciou na manhã de sexta-feira (06) a fiscalização do trânsito de veículos de carga pesada na área urbana. Quatro viaturas e duas motocicletas foram disponibilizadas para esse serviço, atuando tanto em pontos fixos quanto volantes, por período indeterminado. No primeiro dia foram lavrados pelo menos 20 autos de infração.
A fiscalização tem como finalidade dar cumprimento ao Decreto 472, assinado pelo prefeito Murilo no dia 28 de novembro de 2011, que disciplina o tráfego de caminhões e o serviço de carga e descarga no perímetro urbano do município. O objetivo é evitar acidentes, melhorar o escoamento do fluxo de veículos e até mesmo preservar a pavimentação.
O comandante da Guarda Municipal Jonecir Ferreira informou que os pontos fixos de fiscalização estão nas ruas Coronel Ponciano, Hayel Bon Faker e Presidente Vargas, nos cruzamentos com as avenidas Joaquim Teixeira Alves, Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. Ele alertou ainda que a infração é considerada média, no valor de R$ 85,30, e quatro pontos na CNH.
Esse processo de punição acontece depois de muita negociação com as empresas que atuam na área de transportes em Dourados, orientações e blitz educativa nas próprias vias públicas. Atuaram nesse trabalho a própria Guarda, a Polícia Militar e o Exército Brasileiro, com ampla divulgação, para evitar a alegação de desconhecimento.
Regras
Após formar uma comissão integrada por representantes de todos os setores envolvidos, foram definidas em comum acordo as regras para o funcionamento do novo sistema. Conforme é citado no decreto, foram delimitados perímetros estipulando tipo de veículo e horário para tráfego, carga e descarga.
O perímetro “A” fica no quadrilátero Melvin Jones/Aquidauana e Weimar Torres/Joaquim Teixeira Alves. O perímetro “B” se estende da Coronel Ponciano até a Eulália Pires e da Monte Alegre até a Rua Cuiabá. O perímetro “C” compreende todas as vias que não estão incluídas neste quadrilátero. Estão excluídos dos limites os veículos dos Bombeiros, oxigênio, guinchos, auto-fossa e combustível.
Área A
Segunda a sexta-feira:
a) Veículo até 02 (duas) toneladas – horário livre.
b) Veículo de até 04 toneladas de carga das 20h às 10h.
c) Veículo de entrega de bebidas – até 12 toneladas das 20h às 10h.
d) Veículo Leve de Carga – até 12,5 toneladas das 20h às 7h.
e) Veículo Transportador de Caçambas – até 16 toneladas das 20h às 8h.
f) Veículo Pesado – até 18 toneladas das 20h às 6h.
g) Veículos acima de 18 toneladas de carga útil e/ou com altura superior a 4,40m, e veículos articulados ou combinações de veículos estão proibidos de circular na área A.
Aos sábados os veículos com as restrições das letras “b”, “c”, “d”, “e”, e “f”, estarão liberados para utilizar as vias públicas após às 14h. Aos domingos e feriados as vias públicas estarão livres para todos os veículos relacionados, com exceção dos veículos relacionados na letra “g”.
Área B
Segunda a sexta-feira.
a) Veículo de até 04 toneladas de carga – horário livre.
b) Veículo de entrega de bebidas – até 12 toneladas das 20h às 10h.
c) Veículo Leve de Carga – até 12.5 toneladas das 20h às 10h.
d) Veículo Transportador de Caçambas – até 16 toneladas das 20h às 9h.
e) Veículo Pesado – até 18 toneladas das 20h às 8h.
f) Veículos acima de 18 (dezoito) toneladas de carga útil e/ou com altura superior a 4,40m, e veículos articulados ou combinações de veículos estão proibidos de circular na área B.
Aos sábados os veículos com restrições das letras “b”, “c”, “d”, e “e”, estarão liberados para utilizar as vias públicas após as 14h e aos domingos e feriados as vias públicas estarão livres para todos os veículos relacionados.
Na área C, em todos os dias, a regra prevê veículos até 18 toneladas, a partir das 20h, e veículos acima de 18 (dezoito) toneladas, de carga útil e/ou com altura superior a 4,40m – das 20 às 10h.
Observações
O decreto cita ainda outros detalhes que devem ser observados pelos caminhoneiros, como a tolerância de 30 minutos, após o término dos horários estabelecidos aos veículos que já se encontrarem em operação de descarga; a proibição de estacionamento em pistas de rolamentos ou, nos demais locais proibidos pela regulamentação.
Além disso, o veículo deverá estar estacionado no mesmo sentido do fluxo de regulamentação da via, junto à guia do meio-fio, quando esta existir. No período noturno deverá estar com o sistema de pisca alerta ligado e é vedado, fora do período de manuseio, a descarga de mercadorias no passeio público, bem como na pista de rolamento.

voltar