Grupo de empresários do SETCESP finalizam a Viagem Técnica visitando a Nokia, a OTTO, a Yandell Truckaway e a California Trucking Association
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14 de Outubro de 2016 – 05h39 horas / SETCESP

O grupo de empresários do SETCESP encerrou, nesta quinta-feira (13), as visitas da Viagem Técnica 2016, que aconteceram no Vale do Silício em São Francisco (EUA).


A Nokia, a Transportadora Yandell Truckaway e a OTTO foram as últimas empresas visitadas. Confira abaixo um pouco do que aconteceu em cada encontro:

 

Nokia

 

Na vista à NGP (Nokia Growth Partners), um fundo de investimento em tecnologia da Nokia, os empresários foram recebidos pelo Sr. Paul Asel – Sócio Diretor do Fundo e por Chad Bailey – Associado. Iniciando o encontro, Paul explicou que apesar de ter muita pulverização e pouca eficiência para os padrões americanos, o sistema de transporte rodoviário nos Estados Unidos é muito avançado em comparação ao resto do mundo e é um dos responsáveis pelo sucesso da economia do país.

 

Paul também apresentou algumas informações sobre o TRC no país, que compõe um mercado extremamente pulverizado com 3,5 milhões de motoristas, destes 350.000 são autônomos. As 50 maiores empresas detêm 30% do mercado que movimenta US$ 253Bi.

 

Na sequência, foram apresentados exemplos de empresas em que a NGP investiu, na primeira, a ferramenta implantada atua através de uma tecnologia que conecta, via wi-fi, até 1km de distância um caminhão a outro e os dois caminhões à uma nuvem. Conectados, os caminhões acompanham perfeitamente um ao outro, criando um comboio automático e uma série de algoritmos, que calculam a forma de aceleração, troque e frenagem entre os veículos, deixando-os muito próximos com segurança, o que melhora de forma significativa o consumo de combustível, pois reduz o arrasto entre os caminhões.

 

No segundo exemplo, a empresa mostrou uma nova onda de telemetria que combina um jogo de 8 câmeras no caminhão, sendo as duas principais voltadas para frente e uma outra para dentro do caminhão. A ferramenta combina a inteligência do vídeo com a telemetria, ou seja, elas apenas armazenam as imagens quando acontece uma ocorrência, como por exemplo, uma frenagem brusca, excesso de velocidade, ou uma alteração na força g que não esteja dentro dos padrões, com isso, é possível interpretar melhor as informações e as ocorrências da telemetria respondendo algumas questões importantes como: a frenagem brusca foi por uma questão de segurança ou por uma distração do motorista? O excesso de velocidade foi por causa de uma ultrapassagem ou apenas desrespeitou o limite de velocidade?

 

Com a combinação da telemetria com a imagem é possível obter estas respostas e atuar de forma mais assertiva na orientação e correção da forma de dirigir dos motoristas.

 

 

Yandell Truckaway Inc.

 

No último dia de visitas da viagem, o grupo conheceu a transportadora Yandell Truckaway Inc., onde foram recebidos por John Yandell – presidente e pela Alicia Yandell Hamilton – vice-presidente da empresa. A Yandell é uma empresa familiar fundada há 80 anos, que opera no Estado da Califórnia com grande atuação no transporte de vinhos, mas que atua também, em menor proporção, na indústria alimentícia.

 

Ainda nesta visita, os empresários do SETCESP se encontraram com os executivos da Califórnia Trucking Association (CTA). A CTA possui 1.100 associados de um mercado de 60 mil empresas e 500 mantenedores. O principal problema enfrentado pela associação são as demandas do governo em relação ao impacto ao meio ambiente, as relações trabalhistas e as restrições de circulação de veículos nas estradas e centros urbanos. O roubo de cargas de grãos e produtos agrícolas também tem sido um grande problema na Califórnia e nos Estados Unidos.

 

A margem líquida das empresas de transporte rodoviário de carga na Califórnia é de 4% a 6%. O mercado foi desregulamentado há cerca de 30 anos por pressão de grandes embarcadores. Atualmente, um dos grandes movimentos é para encurtar uma nova regulamentação que equilibre melhor as atividades do setor.

 

 

OTTO

 

A última visita da viagem técnica aconteceu na OTTO, start-up formada por ex-executivos do Google, que está em fase de criação de uma automação para caminhões auto tripulados, a empresa lançou o produto há pouco tempo é já foi adquirida pela Uber há poucas semanas por US$ 680 milhões.

 

Na visita os empresários do SETCESP foram recebidos por John Stauffer e Mason Feldman principais co-fundadores da start-up que fica em um armazém no coração de São Francisco. Mason começou explicando como funciona a tecnologia que combina radar, laser e vídeo para manter o veículo entre as faixas de pista, desviar de objetos e manter a velocidade correta de acordo com a padronização da companhia.

 

"O caminhão tem uma vantagem muito grande em relação aos carros, ele é alto, o que viabiliza aos equipamentos de leitura enxergarem mais longe e auxiliarem na melhor tomada de decisões, além de ter espaço dentro da cabine para computadores e processamento de dados", explica Mason.

 

A ideia não é apenas desenvolver esta tecnologia para os carros da Uber e sim fornecer estes equipamentos para o mercado como um todo. A empresa iniciou desenvolvendo uma tecnologia para estradas, pois o ambiente é mais controlável e mais seguro, com menos variáveis do que nas cidades. O objetivo é de fazer algo em que o motorista conduza o veículo até a estrada e de lá em diante o caminhão siga sozinho, sem nenhuma necessidade de supervisão pelo motorista.

 

A equipe de desenvolvimento pretende construir a tecnologia aos poucos, primeiro em estradas bem pavimentadas, bem sinalizadas com boas condições climáticas e lentamente ir evoluindo para lugares mais difíceis.

 

 

A cobertura das outras visitas do grupo na Viagem Técnica 2016 você confere aqui .

 


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