Informou que caberá à estatal Valec reger o novo sistema. “Qualquer usuário de porte poderá transportar por trem, em ambiente competitivo e sem privilégios“, disse. O edital para o primeiro grupo de ferrovias sairá em março de 2013, e o leilão será em abril. Para o segundo grupo, o edital sairá em maio, com leilão em junho. “No segundo semestre de 2013 toda a programação estará contratada“, disse. Como as restrições ambientais são subjetivas e causam atrasos, revelou que já estão sendo mantidos contatos para agilizar o licenciamento de obras. Afirmou que, como o investimento em ferrovias é alto, o BNDES deverá conceder créditos com Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 1%, um dos níveis mais baixos de que se tem notícia. A carência será de cinco anos e o prazo de 25 anos.
Sobre rodovias, afirmou que, igualmente, os contratos de privatização – feitos no Governo FHC – foram mal redigidos, excessivamente favoráveis aos concessionários. Em relação a investimentos necessários para a Rio-Juiz de Fora, do grupo Concer – na subida da Serra de Petrópolis – e na Rio-São Paulo, do grupo CCR – na descida da Serra das Araras – explicou:
– É fundamental que essas obras sejam feitas, principalmente na Serra das Araras, por ser a Dutra a principal rodovia nacional. No entanto, os contratos fixam que o investimento das concessionárias precisa ser remunerado a taxas de 15% a 20%, o que consideramos excessivo. Estamos negociando para se chegar a bom termo, a um denominador comum. No entanto, se isso não ocorrer, o governo tem meios de adotar medida dura para garantir a realização das obras.
Perguntado sobre se o Governo poderia cassar concessões – de empresas que atrasam a realização de obras essenciais – disse: “Vamos ver“. Após admitir que a questão dos aeroportos não cabe à EPL, mas à Agência de Aviação Civil, Figueiredo abordou a questão portuária, deixando claro que o governo quer eficiência e competição, mas não sabe ainda exatamente o que fazer. Afastou a hipótese de acabar com as companhias docas – empresas federais ou concedidas a governos estaduais – mas não revelou exatamente que modelo seria adotado. “Temos de melhorar certos portos e construir outros, como o de Ilhéus, na Bahia, pois uma ferrovia chegará aí, exigindo um novo porto“, disse.
Lembrou que Vila do Conde, no Pará, também deverá receber investimentos, pois ali chegarão mais cargas. Manaus (AM) ganhará novo terminal de contêineres. Em relação ao Decreto 6620 – que é exaltado pelos atuais operadores de contêineres e criticado por usuários, por manter o status quo – afirmou Figueiredo: “Estamos avaliando se esse decreto é excessivamente limitador. Se for, será mexido“, comentou e, dessa forma, admitiu que esse decreto da era Lula está sendo revisto. “Quem está fazendo os estudos é a Secretaria Especial de Portos. A EPL é mais sistematizadora“, explicou.
O programa de investimentos em logística será lançado ainda nesse mês de outubro e deverá gerar investimentos de até R$ 40 bilhões no setor portuário, até 2030. Em agosto, o Governo anunciou o programa de investimentos em logística da ordem de R$ 90 bilhões para ferrovias e de R$ 40 bilhões para rodovias. Com o programa de portos e aeroportos o governo completa o planejamento inicial para tentar acabar com os gargalos de logística do país, ou seja, reduzir o Custo Brasil.
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