Governo eleva a 3,3% projeção do PIB e vê inflação perto do teto em 2024
Compartilhe

A Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) do Ministério da Fazenda aumentou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 3,2% para 3,3% em 2024. A estimativa consta no Boletim Macrofiscal divulgado pela pasta nesta segunda-feira (18).

O Ministério da Fazenda também revisou a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, para 2024. Subiu de 4,25% para 4,4%.

O valor supera a meta de inflação estabelecida para este ano. O centro da meta é de 3%, com banda de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, até 4,5%.

De acordo com o Ministério da Fazenda, deverá haver desaceleração nos preços monitorados, sobretudo nas bandeiras tarifárias de energia elétrica, o que impactará na inflação.

A projeção do governo para inflação é mais otimista do que a estimativa do mercado financeiro. O Boletim Focus, divulgado nesta segunda pelo Banco Central, aumentou a projeção do IPCA pela sétima semana consecutiva, para 4,64%.

Em relação à projeção do PIB de 2024, o governo justificou que mudanças marginais levaram à revisão na estimativa de crescimento, com destaque para o ligeiro aumento na expectativa de expansão do PIB no terceiro trimestre, que subiu de 0,6% para 0,7%.
 
“Para os próximos dois trimestres, projeta-se crescimento da atividade, embora em ritmo inferior ao observado nos dois primeiros trimestres de 2024”, diz o boletim.
 

Já a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice utilizado para corrigir o salário mínimo, a projeção avançou de 4,1% para 4,4%.

Para o IGP-DI, valores utilizados para o preço do aluguel, a alta esperada passou a ser de 6,4%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.