Compartilhe
24 de Junho de 2015 – 04h38 horas / Exame

O Estado de São Paulo, maior produtor de laranja do país, vai colher 284,89 milhões de caixas de 40,8 kg na safra 2014/15, previsão praticamente estável ante a divulgada em abril, informou nesta terça-feira o Instituto de Economia Agrícola (IEA), do governo paulista.

No levantamento anterior, o IEA havia projetado 284,38 milhões de caixas de 40,8 kg da fruta na safra que está sendo colhida.

A previsão indica uma queda de 2 por cento em relação à temporada passada, devido a problemas climáticos.

"Apesar de terem sido verificadas boas floradas iniciais, a baixa precipitação hídrica pela qual o Estado passou desde o final de 2013 e as elevadas temperaturas tem sido prejudiciais para a formação e desenvolvimento dos pomares…", disse o órgão do governo do Estado em nota.

Além disso, acrescentou, as chuvas de verão não foram contínuas e em quantidades suficientes para que os frutos tivessem um desenvolvimento satisfatório. O Brasil é o maior exportador global de suco de laranja, e o Estado de São Paulo responde pela maior parte da produção.

CAFÉ

O IEA estimou colheita de café em 3,99 milhões de sacas, alta de 1,2 por cento ante o volume previsto no levantamento anterior.

"A variação positiva poderia ser robustecida caso o principal cinturão cafeeiro do Estado, a Alta Mogiana de Franca, não houvesse exibido nova redução no volume de colheita", disse o IEA. Todavia, no segundo maior polo de produção, região de São João da Boa Vista, a nova estimativa de colheita elevou-se para 985.275 sacas, representando incremento de 4,8 por cento frente ao registrado anteriormente.
São Paulo é segundo produtor de café arábica do Brasil.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.