Compartilhe
08 de Outubro de 2015 – 03h19 horas / Estadão Conteúdo

Mais de um ano após a Lei do Desmanche entrar em vigor no Estado, o sistema online para fiscalizar peças de veículos de desmanches é lançado. O objetivo é evitar que itens irregulares ou de origem criminosa sejam adquiridos pelos cidadãos.

Por meio de um software, o comprador pode consultar a procedência da peça automotiva, que terá etiqueta com um número de série e informações sobre o veículo de origem, bem como nota fiscal de entrada e saída.

O programa também vai permitir que os cidadãos denunciem suspeitas de irregularidade e pode ser acessado no site do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), na área "Parceiros".

Na data de lançamento, o cadastro conta com 405 estabelecimentos e 12,2 mil peças incluídas. "Todo dia vai aumentar gradativamente o número", afirmou o diretor-presidente do Detran-SP, Daniel Annenberg, responsável por licitar a contratação do sistema.

O departamento também vai publicar uma portaria que deve estipular prazo de 30 dias para que todas as empresas sejam incluídas no sistema e tenham as peças cadastradas. Quem descumprir a norma poderá perder a autorização de funcionamento.

O governo estadual considera a medida como uma segunda etapa da Lei do Desmanche. "O ataque inteligente ao roubo e furto de veículo não é só no roubador, mas também no receptador", afirmou o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.