Governo brasileiro assina com a China acordo para projeto de ferrovia que liga Brasil ao Peru
Compartilhe

O governo brasileiro assinou nesta segunda-feira memorando com a China para estruturar projeto de ferrovia que liga o Brasil ao Peru. O acordo firmado pelo Ministério dos Transportes, por meio da estatal Infra S.A, prevê a realização de pesquisas e planejamento de um corredor ferroviário bioceânico, do Acre ao Porto de Chancay, no Peru.

Em cerimônia nesta segunda, o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, disse que o acordo inaugura uma nova etapa da “cooperação ferroviária internacional”.

— O Brasil está preparado para liderar uma nova era de infraestrutura logística e essa liderança se fará com responsabilidade, engenharia de qualidade, com parcerias sólidas e com trilhos voltados para o futuro, é por isso que estamos trazendo os melhores no campo ferroviário para nos dar subsídios — complementou Leonardo Ribeiro.

O acordo foi firmado entre a Infra. S.A, ligada ao Ministério dos Transportes, e a estatal chinesa China Railway Economic and Planning Research Institute.

Segundo o plano, a ferrovia vai criar um corredor entre o porto de Chancay, no Peru, construído em parceria com os chineses, e atravesse o Peru até o Rio Branco (AC). De lá, o projeto ferroviário prevê uma malha que cruzaria a capital do Acre, Rondônia, até o Mato-Grosso.

Segundo o Ministério dos Transportes, o projeto analisado poderá se tornar “a espinha dorsal de uma nova rota bioceânica, reposicionando o Brasil no comércio internacional e trazendo vantagens para as exportações à Ásia.”

Então a construção de um sistema integrado de transporte moderno suficiente e sustentável é de importância fundamental para otimizar a estrutura econômica internacional, aumentar a competitividade, e melhorar o bem estar da população.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.