Compartilhe
12 de Dezembro de 2014 – 04h58 horas / Valor Econômico

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aumentar ainda neste ano a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje de 5% ao ano, para vigorar no primeiro trimestre de 2015. A medida faz parte do conjunto de iniciativas que a nova equipe econômica adotará para melhorar a situação fiscal.

Os novos ministros da Fazenda e do Planejamento, Joaquim Levy e Nelson Barbosa, só serão empossados junto com os demais ministros, em janeiro, mas se não influíssem na decisão da última reunião do ano do CMN, a elevação da TJLP – que baliza os empréstimos do BNDES – só sairia em março do próximo ano.

A equipe que assume o comando da economia a partir de 2015 não pretende fazer novas transferências de recursos para o BNDES, mas o fim dos aportes de recursos públicos e da emissão de títulos para prover os bancos públicos não resolve toda a história. Será necessário também reduzir os subsídios dos empréstimos feitos pelo BNDES. A previsão de gasto com o diferencial de juros entre a taxa Selic e a TJLP em 2015 é de R$ 24,22 bilhões, acrescidos de R$ 6,24 bilhões em subsídios ao Programa de Sustentação do Investimento (PSI).


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.