Fórum São Paulo Global se firma como ponte estratégica entre governo e iniciativa privada na construção de um Brasil mais competitivo
Compartilhe

A 2ª edição do Fórum São Paulo Global, realizada nesta terça-feira (29), no elegante Palácio Tangará, em São Paulo, foi marcada por debates estratégicos sobre investimentos, desenvolvimento sustentável e oportunidades de negócios no Estado. Promovido pelo Grupo VOTO, o evento consolidou-se como um dos principais pontos de encontro entre lideranças políticas, empresariais e investidores.

Com o auditório lotado, o encontro promoveu uma interlocução direta entre o poder público e o setor produtivo, fortalecendo a troca de experiências e a construção de agendas voltadas ao crescimento econômico e social.

Entre os destaques da programação, estiveram os painéis sobre parcerias público-privadas (PPPs), infraestrutura, meio ambiente e segurança.

“O São Paulo Global é um evento que conecta o poder público e o setor produtivo para refletir sobre os caminhos do desenvolvimento sustentável e as oportunidades de investimento em um Estado que é referência para o país”, destacou Karim Miskulin, presidente do Grupo VOTO.

Na ocasião, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, abordou em seu discurso sobre a importância de fazer parte de um governo que coloque a segurança pública como prioridade. Versou também sobre a relevância do combate ao crime organizado, com monitoramento, busca a captura.

“Celebramos um acordo de cooperação, tanto com o judiciário quanto com o Ministério Público, que são nossos grandes parceiros, para enfraquecer e inviabilizar a cadeia logística do crime organizado”.

O secretário ainda reafirmou seu compromisso com a transparência na gestão pública e com os avanços obtidos na redução de indicadores relevantes na segurança do estado. Um dos principais temas para a pasta, que trata da violência contra a mulher, é considerado uma prioridade nas políticas públicas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

O secretário acrescentou ainda que ouvir o empresariado é compreender suasprincipais demandas e desafios no campo da segurança pública. “O objetivo é promover uma atuação conjunta entre os setores público e privado na construção de soluções que beneficiem toda a população paulista”, concluiu o secretário Derrite.

Também painelista, o presidente da SETCESP, Marcelo Rodrigues, ressaltou à respeito ao desafio de combater a receptação de cargas. “Trabalhamos para integrar sistemas de fiscalização e gerar informações que fortaleçam o transportador. Nós conseguimos um olhar para o governo e para as principais discussões. Fico muito feliz de estar aqui”, ponderou Marcelo.

Ao longo da tarde, os painéis ressaltaram os diferenciais competitivos de São Paulo e o avanço das políticas públicas que impulsionam novos investimentos. O encontro também fortaleceu o networking entre autoridades dos três poderes, CEOs de grandes empresas e investidores nacionais e internacionais, reforçando o papel do Estado como motor econômico do Brasil.

“Esse encontro mostra como São Paulo está comprometido com o desenvolvimento sustentável do país. Ao lado de empresários, lideranças e gestores públicos, estamos debatendo soluções reais para conciliar infraestrutura e meio ambiente, com responsabilidade e eficiência. É uma oportunidade valiosa de mostrar que o licenciamento ambiental pode ser parceiro estratégico de investimento”, disse o diretor-presidente da  Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Agência responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, Thomaz Miazaki de Toledo. “O Estado de São Paulo está provando que é possível conciliar agilidade, segurança jurídica e rigor técnico, oferecendo um ambiente de previsibilidade para atrair investimentos responsáveis”, concluiu Miazaki.

O Brasil de Ideias, plataforma de eventos do Grupo VOTO, que promoveu o Fórum São Paulo Global, tem quase duas décadas de atuação e já reuniu ministros governadores, parlamentares e líderes empresariais. Reconhecido como uma referência em diálogo estratégico, o projeto ultrapassa fronteiras, com edições internacionais realizadas em Londres e Nova York, e segue contribuindo para conectar o Brasil às tendências globais.

Para o deputado federal de São Paulo, Arnaldo Jardim, o Fórum São Paulo Global é mais que um nome, é uma vocação. “O estado que impulsionou o país com agricultura, indústria e conhecimento, hoje se posiciona como catalisador de soluções nacionais, da reforma tributária à infraestrutura e à energia limpa. Estamos aqui não apenas para defender São Paulo, mas para garantir que o Brasil avance com equilíbrio e inteligência estratégica”, disse Jardim.

Com mais uma edição de sucesso, o São Paulo Global reafirma São Paulo como epicentro de inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócios, fortalecendo a diplomacia empresarial e a construção de políticas que impulsionam o desenvolvimento nacional.

Aos que estiveram presentes, sua participação foi crucial para solidificar este movimento.  Mas a verdadeira influência não para aqui. O futuro exige presença contínua e estratégica. Quem fica de fora, perde o pulso das decisões que realmente importam.


voltar