Compartilhe
25 de Agosto de 2017 – 02h25 horas / Luiz Marins

Há anos procuro mostrar às pessoas a importância do foco e explicar que a inteligência serve apenas para discernir o que seja essencial, importante e acidental. Em meu livro “O Poder do Entusiasmo e a Força da Paixão” – Editora Harbra, 1999 – discuto demoradamente esses conceitos. Em minhas aulas e palestras sempre afirmei que “Viver com sabedoria é utilizar toda a inteligência e toda a vontade dirigidas para o essencial no momento presente. ”


Com alegria e entusiasmo li há pouco tempo um livro que está sendo best seller no mundo inteiro – ESSENCIALISMO – de um inglês residente nos Estados Unidos chamado Greg Mckeown. Vale ler! Ele diz exatamente o que sempre procurei ensinar a meus alunos: você tem que ter foco e foco no essencial!


Como diz o autor, “se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa ler este livro. ” O essencialismo, como ele decidiu chamar, é um “método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa. ”


Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam de nosso foco.  Se não decidirmos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas decidirão por nós.


Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.

 

Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O “Essencialista” toma as próprias decisões – e só entra em ação se puder fazer a diferença. 


Conheço muitas pessoas que deixaram de ser as protagonistas de suas vidas, as roteiristas de sua história por não saberem o que é essencial na vida ou por perderem o foco no essencial vivendo a reboque das outras pessoas.


E você?


Pense nisso. Sucesso!


voltar