Imagens exibidas pelo Globocop flagraram criminosos roubando cargas de um caminhão no Complexo da Pedreira, Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira (17). A ação foi por volta das 6h. Dois funcionários da transportadora chegaram a ser levados pelos criminosos até a região onde o caminhão foi saqueado, mas foram liberados pouco tempo depois.
A carga do caminhão era transferida pelos assaltantes para um caminhão-baú, que também era roubado. Por volta das 6h20, um carro chegou ao local onde o bando estava. Os criminosos também transferiram a carga roubada para o veículo.
O local onde acontecia o roubo fica a cerca de 500 metros de uma base de uma equipe da Força Nacional. Minutos após o assalto, os funcionários da transportadora seguiram em direção aos policiais para, possivelmente, comunicar o crime.
Por volta das 6h50, a Polícia Militar foi até a região do crime com um veículo blindado.
1,7 mil roubos de cargas em dois meses
Em janeiro e fevereiro deste ano, o Rio de Janeiro registrou mais de 1.700 casos de roubo de cargas. Grande parte desses roubos ocorreu na Zona Norte do Rio e na Baixada Fluminense.
Os roubos de carga não dão trégua e vêm causando grandes prejuízos para a população e para o estado do Rio de Janeiro. Quadrilhas especializadas neste tipo de crime atacam motoristas a qualquer hora do dia e deixam comunidades sitiadas. No início do ano, dados mostravam que, em média, aconteciam 23 casos por dia no estado – praticamente um a cada hora.
Só nos primeiros 12 dias deste ano, o Rio de Janeiro teve 281 roubos de carga. Desde 2013, o número de ocorrências não para de subir. Em 2017, até novembro, foram mais de 9,4 mil roubos – um aumento de 10,5%.
Em dezembro de 2017, o Globocop também flagrou um roubo de carga na mesma região do Complexo da Pedreira, a cerca de um quilômetro de uma barreira da Força Nacional.
Clique aqui para assistir a matéria completa.
voltar