Compartilhe
09 de Agosto de 2017 – 05h19 horas / Correio Braziliense

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que 66% dos empresários reduziria investimentos previstos para os próximos dois anos com a mudança na taxa de juros que baliza os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os dados foram apresentados, pelo vice-presidente da entidade, José Ricardo Roriz Coelho. "Não é hora de aumentar taxa de juros para investimentos", criticou.

 

O levantamento da Fiesp foi feito entre abril e maio deste ano e ouviu 403 empresas que solicitaram financiamentos do banco de fomento nos últimos dois anos. A pergunta era sobre o apetite de investir em caso de mudança da atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), definida pelo governo a cada três meses e que à época estava em 7,5% ao ano (hoje está em 7%), para uma TLP a 10% ao ano.

 

Os cálculos da própria Fiesp apontam que a TLP ficaria hoje entre 9% e 9,5% ao ano. Já o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, disse que a taxa ficaria em 8% ao ano atualmente.

 

De acordo com a pesquisa da entidade empresarial, 37% das empresas reduziriam os investimentos em mais de 40% da previsão inicial. "A volatilidade da TLP provoca incerteza e afeta a decisão de investidores", disse Roriz.

 

O vice-presidente da Fiesp ainda alfinetou o governo sobre priorizar a melhor remuneração dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que serve de funding ao BNDES, e dos empréstimos do banco de fomento. "A preocupação do governo deveria ser melhorar a remuneração do FGTS, com impacto para o trabalhador", disparou.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.