O Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas (GVCelog) promoveu na última quarta-feira, dia 18 de maio, em São Paulo, um encontro de pesquisadores e profissionais da logística para apresentar os resultados de um estudo científico intitulado A Relação Entre Embarcador e Operador Logístico e Seu Impacto na Performance Logística.
O evento teve início com uma abertura ministrada por Priscila Miguel, professora do Departamento de Operações e coordenadora do GVCelog. Logo depois, Claudio Minerbo, pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp) da FGV, apresentou o trabalho, que levanta questões relativas à percepção do relacionamento tanto por parte do embarcador quanto do operador logístico, como trabalhar melhor esse vínculo e como ele atinge as operações de fato.
Segundo o acadêmico, um dos principais problemas enfrentados pela logística nacional é o excesso de informalidade. “Somos muito pautados em relacionamentos, misturando o lado pessoal com os negócios, o que dá mais espaço para essa informalidade. E o brasileiro tende a não confiar um no outro. Nesse cenário, é preciso que os negócios sejam realizados com mais formalidade”.
Depois da exposição de Minerbo, foi promovido um painel de discussão que contou com a presença de Rodrigo Bacelar, gerente Comercial para Operações de Varejo e Consumo da Penske na América do Sul, Fabio Vivas, gerente nacional de Logística da divisão Early Life Nutrition da Danone e da plateia presente, que interagiu com perguntas.
voltar