Fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus reduz 70% das emissões de CO2 em sua produção
Compartilhe

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora seus avanços para reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono de suas operações. Em comparação com 2010, a montadora já conseguiu diminuir em mais de 70% as emissões de CO2 por ano relativas às suas atividades de produção em Resende. Em outras frentes, aumenta a quantidade de resíduos destinados à reciclagem em sua fábrica e minimiza o consumo de água, além de tratar 100% de seus efluentes.

Parte dos avanços com relação às emissões deriva dos mais recentes ciclos de investimento da VWCO, em que modernizou sua unidade fabril. Mas uma parcela expressiva também se deve à compra de energia originada em fontes limpas.

Os recursos foram aplicados ainda para aumentar o volume de resíduos reciclados. Em 2015, esse patamar estava em 51%. Com a adoção de novos processos industriais que facilitam a separação e a triagem, em 2018, a empresa fechou o ano com 71% desse material destinado à reciclagem.

A VWCO também promove o uso consciente da água, através do monitoramento de perto do consumo para garantir que não haja desperdícios, reduzindo o volume e utilizando substâncias mais eficientes. E, ao fim da operação, está a estação de tratamento de efluentes da VWCO para assegurar que a água chegue limpa ao Rio Paraíba do Sul, que abastece a região.


voltar