Compartilhe
07 de Dezembro de 2017 – 02h13 horas / O Globo

No segmento de caminhões, em que a recuperação das vendas internas ainda é tênue, as exportações têm contribuído para que os fabricantes voltem a respirar. Em dez meses, 3,8 mil unidades foram comercializadas no exterior, alta de 41% ante o mesmo período de 2016. A produção no setor foi reforçada.

 

Na fábrica de caminhões da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, a equipe vai trabalhar dois sábados neste mês. — Se a demanda se mantiver em alta, como prevemos para o próximo ano, podemos avaliar até a abertura de um segundo turno de produção. Mas a decisão depende do aumento da confiança do mercado na economia brasileira — diz o presidente da Mercedes, Philipp Schiemer.

 

A MAN, o braço de caminhões da Volkswagen, cancelou férias coletivas de fim de ano em sua fábrica em Resende. Além disso, o pessoal vai trabalhar aos sábados. Já a unidade da Volvo em Curitiba funciona, desde o mês passado, duas horas além do expediente em alguns dias e só vai parar no Natal e no Ano Novo. Sem férias coletivas.

 

A retomada dos investimentos tem ajudado o setor. Segundo o BNDES, os desembolsos da Finame (linha voltada para máquinas e equipamentos) somaram R$ 16 bilhões até outubro deste ano, 11% a mais que em igual período de 2016. As aprovações, etapa antes da contratação, também subiram, o que é uma projeção de crescimento. “A Finame pode ser vista como importante termômetro da atividade econômica”, diz o banco.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.