Expectativa do mercado para a inflação em 2023 cai abaixo de 6%
Compartilhe

Analistas de mercado voltaram a reduzir as expectativas para a inflação de 2023 e 2024, em um cenário que pesa a favor do início mais rápido da redução da taxa básica de juros, a Selic, pelo Banco Central.

Dados do Boletim Focus, pesquisa semanal do BC com analistas de mercado, mostram que os economistas acreditam agora em um IPCA de 5,80% no final deste ano, uma boa queda em relação aos 6,03% esperados na semana anterior.

Ao mesmo tempo, os analistas passaram a esperar um crescimento bem maior, de 1,20%, do PIB deste ano (a projeção anterior era de alta de 1,02%), e um dólar mais fraco, de R$ 5,15 em dezembro (contra R$ 5,20 do levantamento anterior).

Para 2024, a expectativa agora é de uma alta da inflação de 4,13% (a expectativa anterior era de 4,15%). A meta para o ano que vem é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo.

Os economistas consultados pela pesquisa continuam a esperar, na mediana, uma Selic de 12,50% neste ano e de 10% em 2024.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.