Exame toxicológico volta a ser discutido
Compartilhe

Aconteceu no último dia 23 de outubro, durante a Comissão Especial na Câmara dos Deputados, uma audiência pública que debateu a permanência ou não, do exame toxicológico para motoristas de caminhões e ônibus.

O assunto entrou em pauta quando foi considerado como uma das mudanças encabeçadas na proposta de alteração no Código Brasileiro de Trânsito. A retirada da exigência do exame foi levantada sob o argumento do elevado preço para a sua realização.

No entanto, o que se viu na audiência foi uma grande mobilização das entidades representativas dos setores de segurança, justiça e médica se manifestando a favor do teste. Embora apenas 1,9% do total dos exames toxicológicos realizados nos dois últimos anos tenham dado positivo para o uso de drogas.

O SETCESP apoia medidas preventivas que visem a diminuição de acidentes de trânsito, porém alerta que as empresas de transporte de cargas já adotam medidas de combate ao uso de álcool e de entorpecentes, e reivindica que as próprias transportadoras tenham liberdade para fazer a gestão disso, da melhor forma possível com seus motoristas. Já no plano de renovação da CNH, via DETRAN, o SETCESP acredita que o exame deveria existir para todos os motoristas e não somente para os motoristas profissionais.


voltar