Evento 07/04 – PALESTRAS SOBRE PADRÃO OEA E PORTO AZUL | GAESI
Compartilhe
04 de Abril de 2017 – 04h06 horas / Gaese/USP

O Grupo de Gestão em Automação e Gestão de Tecnologia da Informação (GAESI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), tem o prazer de convidá-los para a palestra:

 

– PADRÃO OEA E DOCUMENTOS ELETRÔNICOS BRASILEIROS NOS PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

 

– PORTO AZUL

 

Conferencistas:

 

Prof. Dr. Eduardo Mario Dias – Porto Azul
Dr. Lars Karlsson – A importância dos programas OEA no desenvolvimento do comércio internacional.
Dr. Marcelo Luiz Alves Fernandez – Visão geral de documentos eletrônicos no fisco brasileiro

 

Data e Local: Auditório István Jancsó – 07 de abril de 2017
Biblioteca Brasileira Guita e José Mindlin – Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária
São Paulo / SP, CEP. 05508-065 Paulo, SP, CEP: 05508-065
Horário: 09h as 12h

 

Contato
Telefone: (11) 3091-5113
E-mail: gaesi@gaesi.eng.br
Inscrição aqui

 

Programa:

 

09h00 / 09h45 – Sr. Lars Karlsson – A importância dos programas OEA no desenvolvimento do comércio internacional.
09h45 / 10h15 – Reservado para perguntas e respostas
10h15 / 10h35 – Dr. Marcelo Luiz Alves Fernandez – Visão geral de documentos eletrônicos no fisco brasileiro.
Descrição dos principais documentos fiscais eletrônicos gerados no país desde 2006, algumas possibilidades de utilização dos mesmos na área tributária e estudos de utilização em outras áreas
10h35 / 11h00 – Reservado para perguntas e respostas
11h00 / 11h20 – Prof. Dr. Eduardo Mario Dias – Porto Azul
11h20 / 12h00 – Reservado para perguntas e respostas 

 

Eduardo Mario Dias é doutor (1978), mestre (1976) e graduado (1974) em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Desde 1994 é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na Escola Politécnica da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: automação; cidades inteligentes; aplicação de Sistemas de Transportes Inteligentes (ITS), tendo participado da formação do Laboratório de Tecnologias e Protocolo Aberto para Mobilidade Urbana, junto com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e suas empresas, a SPTrans e a CET; portos e logísticas, desenvolvendo diversas atividades com o Ministério dos Transportes e Empresa de Planejamento e Logística (EPL); motores de indução; desequilíbrio de tensão; iluminação elétrica e lógica fuzzy. Desenvolve projetos com a Petrobrás nas áreas de automação, rastreabilidade e ITS. Desde fevereiro de 2013 é Diretor Acadêmico do Centro de Excelência Portuária (CENEP), cargo que deve ocupar até fevereiro de 2016. É Membro do Comitê Gestor de Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), designado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como representante titular do GAESI/PEA/EPUSP, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 11/02/2014. Desde 2012 é Editor-in-Chief do WSEAS Transactions on Power Systems – Print ISSN:1790-9060 E-ISSN: 2224-350X.

 

Lars Karlsson é o criador do primeiro programa de Operador Econômico Autorizado (“Authorized Economic Operator” – AEO) do mundo. Ocupou diversos cargos na Administração Aduaneira da Suécia e foi Diretor de “Capacity Building” da Organização Mundial das Aduanas (“World Customs Organization” – WCO), por cinco anos. Atualmente é Presidente e Diretor Executivo do KGH Border Services.
LARS KARLSSON é Presidente dos Serviços de Fronteira da KGH, Vice-Presidente do Grupo KGH e é um dos mais conhecidos líderes aduaneiros e especialistas em facilitação de comércio no mundo e tem uma extensa experiência em Alfândega e Política de Comércio Internacional. Foi o primeiro Diretor eleito de Capacitação da Organização Mundial das Alfândegas (OMA) 2005-2010. Anteriormente, Lars Karlsson era o Director-Geral Adjunto da Alfândega Sueca. Lars Karlsson é o arquiteto por trás do 1 ° programa AEO do mundo, o conceito Stairway, criador do Centro Futuro de Alfândega Sueca para inovações e análise de tendências e modelos pioneiros como “Customsless” “Paperless”, “Singel Window” e “One-Stop-Shop”. Em 2001, Lars Karlsson recebeu da princesa Sueca o prêmio Gothia por inovação do ano e em 2003 Lars Karlsson tornou-se o o director Sueco do ano.


Marcelo Luiz Alves Fernandez é Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, graduado em Engenharia Mecatrônica e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo, especialista em Direito Tributário pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e Mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é doutorando pela Universidade de São Paulo.Professor da Maestría Internacional Hacienda Pública Dirección y Admnistración Tributaria do Instituto de Estudos Fiscales do Ministerio de Hacienda y Administraciones Públicas del Goberno de España.Atua no Serviço Público desde 1998, tendo trabalhado no Banco Central do Brasil e também como Auditor Fiscal Tributário na Secretaria de Finanças do Município de São Paulo.Trabalhou no projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) desde agosto de 2006, tendo sido o líder dos projetos Nota Fiscal Eletrônica e Conhecimento de Transporte Eletrônico entre dezembro de 2008 e março de 2010 e líder estadual do projeto de Escrituração Fiscal Digital desde 2010.Atuou como Supervisor Fiscal de documentos digitais entre março de 2010 e abril de 2015, foi juiz do TIT no biênio 2013/2014, exerceu a função de Diretor Adjunto da Diretoria Executiva da Administração Tributária entre maio de 2015 e janeiro de 2017 e atualmente exerce a função de Diretor de Informações na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.