Compartilhe
23 de Março de 2018 – 14h52 horas / Correio Braziliense

O Brasil está na lista de países que serão isentos das tarifas sobre o aço e alumínio pelos Estados Unidos. O anúncio foi dado na última quinta-feira (22/03) pelo representante comercial americano, Robert Lighthizer.

 

México, Argentina e outros integrantes da União Europeia (UE) também serão beneficiados. Durante pronunciamento no Congresso americano Lighthizer apontou que a mudança na decisão sobre o tributo vai para os parceiros do acordo de livre comércio da América do Norte (Nafta), como México e Canadá. Coreia do Sul e Austrália também estão na lista.

 

Os americanos voltaram atrás depois de investidas dos países em reverter a decisão, que permitia tarifas de 25% sobre as importações americanas de aço e de 10% sobre as de alumínio. O mercado tinha receio de uma possível guerra comercial, que foi intensificado após a UE informar que tinha preparado um plano de medidas de represália contra produtos dos EUA.

 

No anúncio da sobretaxação, no dia 8 de março, o presidente dos EUA, Donald Trump, tinha excluído apenas México e Canadá. Deste então, o governo brasileiro tenta reverter a situação.

 

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, conversou com o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, em Buenos Aires, na Argentina, para tentar rever a decisão do presidente americano.

 

O Brasil é o segundo maior exportador de aço para o mercado norte-americano, ficando atrás apenas do Canadá.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.