Estudo da CET aponta que faixas de ônibus fazem passageiros ganharem 38 minutos por dia
Compartilhe
25 de Julho de 2014 – 12h19 horas / Via Trolebus

Um estudo por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, mostra que a implantação das faixas exclusivas para os ônibus fizeram com que em média cada passageiro ganhasse por dia 38 minutos. A pesquisa foi feita com o trajeto de 3 milhões de pessoas que usam ônibus da cidade de São Paulo. O ganho geral foi de 1,9 milhões de horas/dia.

O estudo chegou a esta conclusão levando em conta as velocidades médias praticadas nas vias exclusivas, o tempo de deslocamento dos passageiros dentro dos ônibus e também o impacto da lentidão nas faixas – antes e após a implantação das estruturas.

Confira os dados de algumas vias no período de julho de 2013 a abril de 2014:

– Radial Leste chegou a 25,8 km/h no sentido bairro e de 27,5 km/h no sentido centro;
– Nas marginais, os ônibus percorreram a 28,5 km/h para o bairro e a 28,2 km/h para o centro, na Pinheiros; e a 25,9 km/h no sentido Castello e 28,9 km/h no sentido Ayrton Senna da Tietê.
Segundo nota da prefeitura, “todos os dados apresentados consideram o horário de funcionamento das faixas exclusivas. No caso das marginais, as informações se referem ao horário de pico. Ressalte-se que em todos os casos a velocidade está acima de 20 km/h”.

Atualmente a cidade conta com 342 quilômetros de faixas para ônibus.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.